A práxis educativa da professora Francis (fictícia) caracteriza-se por aulas expositivas em que ela adota a postura de somente falar e não se preocupa em escutar seus alunos ou conhecer o contexto em que vivem.
Paulo Freire – expoente da educação no século XX- classifica essa prática como exemplo da “educação bancária”, alvo de suas críticas na obra “Pedagogia do Oprimido” (1968).
Observe as afirmações a seguir:
I. A educação bancária caracteriza-se pelo ato de passividade do aluno, em que ele apenas recebe os conhecimentos que são repassados pelo professor que é o único a assumir uma atitude ativa frente ao ato educativo.
II. A educação bancária caracteriza-se pela dinâmica dialógica das aulas.
III. A educação bancária caracteriza o professor como mediador do conhecimento.
Escolha uma:
a. Somente em I e III.
b. Somente em II.
c. Somente em II e III.
d. Somente em I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
d. Somente em I.
A educação bancária, proposta por Paulo Freire, compreende um método adotado algumas décadas atrás, em que o professor era considerado como o "detentor do conhecimento".
Dessa forma, uma das principais características deste modelo se baseava na passividade e alienação do aluno, o que se contrapõe diretamente com a educação construtivista, a qual baseia as metodologias dos profissionais educadores atualmente.
Perguntas interessantes
Música,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás