A práxis como atividade material do ser humano, é atividade transformadora, que visa a eliminação das injustiças e desigualdades presentes no contexto da sociedade humana. Sem reflexão não existe práxis, mas a práxis não é tão somente reflexão, antes ela se desdobra em uma atitude, em ação concreta frente às questões históricas e sociais que são apresentadas aos seres humanos em sociedade. As ações que caracterizam a filosofia da práxis são:
Soluções para a tarefa
As ações que caracterizam a filosofia da práxis são:
e. ação reflexiva, ação revolucionária, ação libertadora e ação reformista.
O termo práxis designa a atividade que produz historicamente a unidade entre o homem e o mundo, entre a matéria e o espírito, entre a teoria e a prática, entre o sujeito e o objeto, entre a essência e aparência.
Trata-se de atividade humana e social que se manifesta e se realiza na e pela realidade. E enquanto forma específica do ser humano, a práxis torna se uma atividade transformadora, criadora, auto criadora, uma atividade que produz, forma e transforma o homem social, seu meio, sua consciência e suas ações no mundo real.
A práxis articulada em sua dialética fornece os meios necessários para se estabelecer e compreender as relações entre o indivíduo e a totalidade. A práxis é uma reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo.
Bons estudos!