A prática docente é recheada de teorias e aplicações que são repensadas constantemente. Por isso, o professor deve sempre se atualizar e refletir sobre suas práticas diárias.
Quando ouvimos falar sobre a importância da interdisciplinaridade, muitas vezes não sabemos do que realmente se trata. E é nesse momento que eu te pergunto: o que é interdisciplinaridade?
O Portal Educação traz a seguinte definição: “segundo Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época.
A interdisciplinaridade teria sido uma resposta a tal reivindicação, na medida em que os grandes problemas da época não poderiam ser resolvidos por uma única disciplina ou área do saber. No final da década de 60, a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e logo exerceu influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71".
Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2018
Diante do exposto, leia o texto que segue:
Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
ANDRADE, O. Literatura comentada. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
A partir disso, apresente uma proposta de trabalho interdisciplinar que tenha, como ponto de partida, o poema “Vício na fala”, de Oswald de Andrade. Sua proposta deve contemplar quais disciplinas podem participar desse trabalho interdisciplinar e qual é o papel de cada uma delas. O texto deve ter, no mínimo, oito e, máximo, quinze linhas.
Soluções para a tarefa
O poema poderia ser trabalhado pelas seguintes disciplinas: Português, História, Geografia, Redação e Sociologia.
Português: nesta disciplina poderiam entender a formação das linguagens regionais. Como a comunicação e a linguagem vão ganhando novos formatos e incrementações de acordo o povo e suas necessidades de adaptação à língua. (seria explorada as modificações na língua portuguesa)
História: este seria um poema interessante para ser estudado nesta disciplina, já que fala das modificações que as pessoas vão inferindo à linguagem. Poderia ser explorado como e por quais razões surgem tais regionalismos. A história dessas adaptações da língua e principalmente onde são mais recorrentes essas interferências, em quais espaços e classes sociais. Pode ser analisada a questão dos estrangeiros e como esses povos foram se adaptando a língua portuguesa. (seria explorado a história dos povos e as adaptações das pessoas ao longo do tempo)
Geografia: o poema fala de regionalismos, portanto, seria muito oportuno um trabalho que explorasse as modificações regionais da linguagem. No Brasil é possível perceber maneiras diferentes de linguagem em todas as regiões. Poderia ser pensado um trabalho que analisasse a modificação da linguagem dentro de uma região ou entre uma região e outra. ( seria analisado a formação dos espaços e as diferenças regionais)
Redação: o poema serviria de base para realização de textos onde o aluno daria sua opinião sobre a questão proposta pelo autor do poema. ( seria contemplada a realização de textos e a formação de opiniões)
Sociologia: a disciplina estuda a organização da sociedade , então, o poema seria uma maneira de explorar as formações e adaptações dos povos nos espaços e as mudanças regionais nas formas de comunicação. (seria estudada a organização dos povos e as diferenciações dentro de um território)
Não é um trabalho, são apenas algumas ideias de trabalho interdisciplinar. Espero ter ajudado.