A prática de feedback, de modo geral, busca dar retorno sobre a entrega realizada. É sempre delicado para o gestor ou o líder de equipe dar feedbacks à equipe, especialmente quando na entrega do trabalho solicitado se verifica que os requisitos não foram atendidos, comprometendo o resultado esperado.
Considerando esse desafio organizacional, imagine que você e Marcos Antônio trabalham em uma empresa que está passando por reorganização, que visa a tornar as equipes mais produtivas e a garantir melhor desempenho dos funcionários. Nesse processo, as relações entre lideranças e liderados têm se intensificado para orientar a condução dos trabalhos. Marcos Antônio é coordenador de vendas e lidera uma equipe de 10 pessoas.
Descrição da imagem não disponível
Na hora do almoço, Marcos Antônio compartilha com você o ocorrido. Por compreender que o feedback poderia ter propiciado mais reflexão e menos julgamento, você tenta orienta Marcos Antônio a respeito de como ele poderia dar retorno ao colaborador sobre uma ação que não saiu a contento.
Indique para o coordenador caminhos para tornar o feedback algo que possa, efetivamente, contribuir para a troca positiva e a melhoria de desempenho do colaborador.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Você já ofereceu um feedback para seus funcionários hoje?
Acredite: é cada vez maior a necessidade de incorporar esse hábito à rotina da gestão de empresas.
Ele funciona como uma ferramenta voltada à melhor performance das equipes, qualificando o seu desempenho e contribuindo para que elas sejam mais produtivas e eficientes.
E como isso significa fazer mais e melhor em menos tempo e usando o mínimo de recursos, chegamos a uma receita de sucesso para todo negócio que deseja o crescimento sustentável, concorda?
Mas nem todo gestor sabe como dar feedback, seja ele positivo ou negativo.
Devido a isso, muitos simplesmente paralisam, procrastinam ou abandonam a ideia de conversar com seus colaboradores e clientes para ouvir o que eles têm a dizer.
Não dá para ser assim, pois os tempos são outros.
Hoje as pessoas desempenham um papel mais ativo, inclusive na comunicação, muito em razão das oportunidades abertas pela internet.
E, para as empresas, essa pode ser a chance de melhorar os processos internos e estreitar os relacionamentos, aumentando o nível de satisfação com a marca.
O que acha, então, de evoluir em seus conhecimentos a respeito do feedback?
Neste artigo, vamos explicar como funciona o processo na prática e trazer dicas importantes para a sua utilização no ambiente organizacional.
Confira os tópicos deste artigo:
O que é feedback?
O que é um feedback positivo x negativo
A importância do feedback positivo ou negativo nas empresas
Diferentes tipos de feedback
Dicas de como fazer um feedback positivo
Dicas de como fazer um feedback negativo
O que não fazer ao dar um feedback nas empresas
Como aplicar questionários de feedback
Entrevistas de desligamento.
Boa leitura!
Resposta:
Deve-se dizer a Marcos Antônio que ele precisa saber que há diversas possibilidades para a configuração de um feedback. A abordagem por ele utilizada, embora não julgue diretamente o colaborador, mas, sim, o resultado entregue, faz julgamento moderado sobre a qualidade, mas não indica direcionamento para que o funcionário possa melhorar.
O feedback de Marcos Antônio também não estimula a reflexão do colaborador. Nesse sentido, um retorno mais efetivo deve estimular reflexões por meio de questionamentos efetivos, por exemplo: “como você avalia esse resultado?”, “você está satisfeito com o resultado?”, “que melhorias você acredita que poderia ser incorporadas?”. Assim, o colaborador toma mais consciência sobre a condução do trabalho e configura de maneira mais pessoal a responsabilidade sobre a entrega
Explicação:
fé