A prática de cuidar de doentes, que mais tarde seria reconhecida como Enfermagem, surgiu com o desejo de manter as pessoas saudáveis, proporcionando conforto e proteção, garantindo sua sobrevivência, constituindo, assim, a imagem da enfermeira. No início da história do cuidar, a prática cuidativa era assumida por mulheres que apresentavam desejo e habilidade para o cuidar. O conhecimento que essas mulheres desenvolviam e acumulavam sobre o cuidar era passado oralmente de geração para geração. Analisando este relato, a prática de saúde retratada é: Escolha uma: a. Alvorecer da ciência, pois relaciona a evolução das práticas de saúde com o surgimento da filosofia e com o progresso da ciência quando estas então se baseavam nas relações de causa e efeito. b. Instintiva, caracterizada pela prática do cuidar instintivo de conservação da raça. c. Monástico-medievais, focalizando a influência dos fatores socioeconômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal. d. Enfermagem moderna, pelo cuidar científico e tecnológico. e. Mágico-sacerdotal, abordando a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
131
A alternativa correta é a letra b).
A prática de cuidar as pessoas doentes e feridas existe desde a era primitiva do Homem. Os bandos de hominídeos não deixavam para trás os membros que precisavam de um tempo para se recuperarem, pois era instintivo manter os amigos e parentes vivos.
Com o passar do tempo, particularmente na era medieval, o papel de cuidar dos enfermos passou a ser exclusividade da mulher, pois era pensado na época que esta tinha mais habilidades e qualidades para essa tarefa.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás