A prática baseada em evidências é, atualmente, um dos assuntos mais discutidos no cenário internacional da Psicologia. Com raras exceções, há consenso de que o status da psicoterapia e a autonomia profissional do psicólogo clínico dependem fortemente de práticas terapêuticas que estejam solidamente embasadas em evidências empíricas. LEONARDI, J. L. ; MEYER, S. B. Prática Baseada em Evidências em Psicologia e a História da Busca pelas Provas Empíricas da Eficácia das Psicoterapias. Psicologia, Ciência e Profissão, Brasília, v. 35, n. 4, p. 1139-1156, Dez. 2015 Tomando como referência a formação do psicólogo clínico, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) O psicólogo clínico deve buscar formação constante afim de se manter atualizado diante das recentes descobertas das pesquisas científicas ( ) Para que o psicólogo clínico embase sua prática em evidências é importante que ele acompanhe blogs e redes sociais de pesquisadores da área da Psicologia, pois terá acesso a informações em primeira mão ( ) A leitura e o estudo publicações científicas devem fazer parte da rotina de trabalho do psicólogo clínico, pois são tão importantes quanto a realização de cursos de capacitação ( ) O psicólogo deve embasar suas intervenções nas evidências científicas colocando em segundo plano a teoria, dessa forma misturar técnicas de diferentes abordagens traz melhores resultados ( ) Os recursos terapêuticos utilizados na prática clínica devem ter sua eficácia testada por pesquisas científicas sendo desaconselhado o uso de vídeos, textos, poemas, músicas populares Analise as alternativas a seguir e assinale a sequência correta: Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Com relação a questão apresentada sobre a prática baseada em evidências e considerando como referência a formação do psicólogo clínico, a sequencia correta é a V F V F F.
O que é Psicologia clínica?
A psicologia clínica surgiu no final do século XIX, ela é a parte da psicologia que é destinada ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças consideradas não mentais. É uma área de atuação do psicólogo que se utiliza de métodos e técnicas para conhecer a realidade psíquica e comportamental dos indivíduos, com intervenções sistematizadas a fim de promover mudanças duradouras, com objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar.
São temas abordados pela Psicologia Clínica:
- Etiologia;
- Classificação;
- Diagnóstico;
- Epidemiologia;
- Intervenção.
Entenda mais sobre Psicologia Clínica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9796421
#SPJ4