Sociologia, perguntado por yasmimsousajarpe8xsg, 8 meses atrás

A prática, a defesa e a promoção dos direitos humanos nas sociedades democráticas já estão incorporadas à vida política. Marque a opção que melhor retrata a situação dos direitos humanos no Brasil.

a) A defesa dos direitos humanos serve, prioritariamente, para tutelar aqueles que nos amedrontam, que nos privam da liberdade de circular pela cidade, que matam, roubam e estupram. Acuados pela marginalidade, nós, cidadãos, temos que ficar trancados em nossos domicílios, enquanto os marginais grassam em liberdade. Enfim, cada vez mais, podemos entender os direitos humanos como a defesa dos bandidos.

b) Alguns acreditam que estes direitos só são violados quando há situações que envolvem violência, como, por exemplo, extermínio, linchamentos e tortura. Porém,existe também a rotineira e secreta violação dos direitos humanos sob a responsabilidade dos poderes públicos: o grande número de pessoas detidas sem acusação formal ou interrogadas sem acesso a um advogado, são exemplos dessas violações.

c) A população pobre é uma classe perigosa em face de sua associação com a criminalidade. É, portanto, merecedora do rigor da polícia e da suspeita permanente.

d) Os direitos humanos são os direitos de cidadania, naturais, fundamentais e universais. Logo, se estende apenas àqueles que possuem o status de cidadão.​

Soluções para a tarefa

Respondido por cherlock2010ot192c
1

Resposta:

A.

Explicação:

A crença popular e o sentido comum nos ensinam que os direitos humanos são "privilégios" concedidos pelos meios legais para vagabundos, aqueles que para alguns não são vistos como cidadão, como alguém precisa de suas necessidades básicas atendidas. E nisso se encaixam as mulheres, as crianças, os negros, os indígenas, a população majoriatariamente pobre e outros assim como homens do sistema carcerário brasileiro.

Os direitos humanos, é um código universal moral e que muitas vezes por nossa influência moral judaico cristã violenta e sem valor a vida acaba gerando todas essas perspectivas preconceituosas e malignas.

Perguntas interessantes