A praia estava deserta. Não havia ninguém ao longo da enseada e nem nas matas que a cercavam. A areia, porém, se encontrava repleta de pegadas, num claro sinal de que a terra era habitada. Tal evidência não impediu que os marujos recém-desembarcados gravassem seus nomes e o de seus navios nas árvores e nas rochas costeiras e, a seguir, imprimissem o dia, o mês e o ano de seu desembarque, tomando conta daquele território em nome da Coroa de Castela. Era 26 de janeiro de 1500 [...]
Imagine que você seja um dos marujos a que o texto se refere e, fazendo todas as adaptações necessárias, reescreva-o como se você estivesse vivendo neste momento os fatos relatados.
Soluções para a tarefa
Reescrevendo o texto como se você (eu) estivesse vivendo neste momento os fatos relatados:
"A praia está deserta, não há ninguém ao longo da enseada e nem nas matas que a cercam. A areia, porém se encontra repleta de pegadas, num claro sinal de que a terra é habitada. Tal evidência não impediu que eu e os outros marujos gravássemos nossos nomes e de nossos navios nas árvores e nas rochas costeiras, e a seguir imprimíssemos o dia, mês e ano de nosso desembarque, tomando conta daquele território em nome da coroa de Castela. São 26 de janeiro de 1500 [...]"
Perceba que tivemos que incluir o pronome pessoal "eu" no texto e modificar os verbos e pronomes, flexionando-os na 1ª pessoa.
Isso porque houve uma mudança no foco narrativo no texto, que passou da 3ª pessoa (ele) para a 1ª pessoa (eu e nós).
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/24964930