A praça de uma cidade tem a forma de um triângulo retângulo ABC e está sendo reformada. A região triangular foi dividida em duas partes, conforme a figura abaixo. A região formada pelo triângulo CDE será destinada aos jardins e a região formada pelo quadrilátero ABED será usada para passeios e eventos. Sabendo-se que as dimensões são AB = 2km, AC = e AD = 4DE, a razão entre a área destinada aos passeios e eventos e a área dos jardins é igual a:
Soluções para a tarefa
Olá.
Por meio de pesquisas encontrei o enunciado completo, do qual adiciono a imagem com breves modificações, para que se torne mais compreensível o desenvolvimento. Desde já afirmo que a resposta correta é 11.
Para resolver essa questão, temos de usar conceitos de proporcionalidade.
O enunciado quer saber a razão (r) entre o quadrilátero ABED e o triângulo CDE. De forma algébrica, temos:
Para encontrar a área do quadrilátero, temos que subtrair da área do triângulo maior o triângulo menor. De forma algébrica, substituindo valores na fórmula da área, teremos a expressão:
Atualmente, pelo que nos foi dado no enunciado, temos apenas o valor de AB e AC. Agora, vamos encontrar os demais valores para substituir na fórmula acima e encontrar a razão.
Como demonstrado na imagem, os triângulos tem todos os seus ângulos iguais, logo, podemos afirmar que são equivalentes.
A equivalência será usada mais tarde, pois antes é bom saber o tamanho de BC. BC é a hipotenusa do triângulo maior, logo, podemos aplicar o teorema de Pitágoras. Teremos:
Usarei proporcionalidade a primeira vez com a base dos triângulos sobre a hipotenusa. Teremos:
É possível dividir a altura do triângulo maior em 2, da seguinte maneira:
AD + CD = AC
Substituindo pelos valores que nos foi dado pelo enunciado (AD por 4DE e AC por 2√3), buscando isolar um valor para DE, teremos:
Usando esse valor de DE na equivalência acima, entre base e hipotenusa dos triângulos, teremos o valor de CD. Observação: devem ser trocados os valores de AB e BC também. Vamos aos cálculos.
(A primeira parte está em anexo)
Tendo um valor para CD, basta encontrar os valores de CE e DE para finalizar. Podemos usar o valor que isolamos para DE, substituindo o valor de CD para conseguir o DE. Teremos:
Agora, precisamos do valor de CE. Para conseguir o valor de CE, podemos usar proporcionalidade entre as alturas e as bases dos triângulos. Teremos:
Tendo o valor de CE e DE, podemos substituir todos os valores na razão e concluir. Teremos:
A razão entre as áreas é 11.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos