A posição ortostática conhecida como anatômica é a posição original do corpo humano. A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição das partes e regiões do corpo.
Soluções para a tarefa
Para podermos delimitar o corpo, usamos secções imaginárias. Essas secções, nada mais são que planos.
A posição anatômica nada mais é que um referencial para podermos localizar e descrever as estruturas anatômicas, padronizados a todos anatomistas ou profissionais de saúde.
Para descrever a posição anatômica, o individuo deverá estar em posição ortostática, ou seja, em pé, face voltada para frente, membros superiores e inferiores estendidos, palmas das mãos voltadas para frente, assim como os dedos dos pés.
Para podermos delimitar o corpo, usamos secções imaginárias. Essas secções, nada mais são que planos.
1. Plano mediano: como próprio nome sugere, é o que divide o corpo ao meio, a parte direita e a parte esquerda.
2. Plano Sagital: ao termos o plano mediano, fazemos um paralelo a ele e temos um plano sagital. Ou seja, ele é qualquer parte paralela ao mediano.
3. Plano Frontal: divide o corpo em parte ventral ou dorsal. Para facilitar, poderemos utilizar como sinônimos, a parte anterior (ventre ou barriga, para lembrarmos) e posterior (dorsal ou de costas).
4. Plano transversal: divide em partes superiores e inferiores. Se quisermos utilizar o tronco, poderemos dizer caudal ou cranial. Quando falamos em membros, poderemos utilizar o distal para proximal.
Ao descrever, é necessário que se descreva em relação céfalo-caudal, ou seja, da cabeça aos pés. E ao se referir em posição distal para proximal, se referimos ao dedo para o ombro.