Saúde, perguntado por lucianamattoscorrea, 5 meses atrás

A posição anatômica pode ser dividida em posições distintas dentre elas o decúbito ventral e o decúbito dorsal. Qual melhor alternativa define essas duas posições.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiana82frias
0

Resposta: Decúbito: posição em que o paciente está deitado.

Decúbito ventral: é a posição deventre, ou seja, deitado de barriga para baixo.

Decúbito dorsal: É quando o paciente está deitadosobre o dorso, costas para baixo, ou se preferirem, barriga para cima.

Decúbito lateral: E já, decúbito lateral é quando o paciência está deitado de lado.

Explicação:

Muitas pessoas conhecem essa posição corporal como ereto, onde todo o corpo busca um alinhamento. A postura ereta também é chamada de posição ortostática e corpo fica com cabeça, olhos e dedos direcionamentos para a frente e os braços, estendidos ao longo do corpo.

A posição anatômica nada mais é que um referencial para podermos localizar e descrever as estruturas anatômicas, padronizados a todos anatomistas ou profissionais de saúde.

Em princípio você irá colocar o paciente nesta posição para facilitar, mas com o passar do tempo, você irá se acostumar e irá colocá-lo mentalmente.

Como as área da enfermagem e a saúde possuem muitos termos bem específicos e por isso, selecionamos algumas nomenclaturas interessantes e abaixo explicamos mais sobre elas:

Decúbito: posição em que o paciente está deitado.

Decúbito ventral: é a posição deventre, ou seja, deitado de barriga para baixo.

Decúbito dorsal: É quando o paciente está deitadosobre o dorso, costas para baixo, ou se preferirem, barriga para cima.

Decúbito lateral: E já, decúbito lateral é quando o paciência está deitado de lado.

Para os estudantes de anatomia, cirurgia, medicina e enfermagem, torna-se necessário conhecer os planos anatômicos que podem ser considerados como separações do corpo e facilitaram a compreensão. Abaixo, citamos os planos principais.

Plano mediano

Como o próprio nome sugere, é o que divide o corpo ao meio, a parte direita e a parte esquerda, ou seja, , este plano “corta” imaginariamente o corpo longitudinalmente, dividindo assim em duas metades “equivalentes” direita e esquerda.

Plano Sagital

Ao termos o plano mediano, fazemos um paralelo a ele e temos um plano sagital. Ou seja, ele é qualquer parte paralela ao mediano. Ele também pode ser chamado de planos sagitais paramedianos.

Plano Frontal

Essa divisão separa o corpo em parte ventral ou dorsal. Para facilitar, poderemos utilizar como sinônimos, a parte anterior que considera o ventre ou barriga e a parte posterior, leva em consideração a parte dorsal ou de costas.

Além de ser chamado de Plano Frontal, ele também é conhecido como planos coronais. Eles atravessam o corpo verticalmente, mas diferentemente do plano mediano, que divide em direito e esquerdo, os planos frontais dividem em anterior e posterior.

Plano transversal:

Divide em partes superiores e inferiores. Se quisermos utilizar o tronco, poderemos dizer caudal ou cranial. Quando falamos em membros, poderemos utilizar o distal para proximal. Estes são os únicos planos horizontais, dividem o corpo em parte superior e parte inferior.

Ao descrever, é necessário que se descreva em relação céfalo-caudal, ou seja, contempla da cabeça aos pés. E ao se referir em posição distal para proximal, nos referimos ao dedo para o ombro.

Perguntas interessantes