a) Por quem e em qual contexto histórico foi criado o Capitão América?
b) Qual a mensagem principal que o personagem difunde nas suas histórias?
c) Como essa mensagem contribui para propagar os valores estadunidenses?
d) Pesquise sobre outros personagens e escreva em seu caderno um pequeno texto crítico salientando os contextos
de criação, as principais mensagens que os personagens propagam em suas histórias e como essas mensagens
contribuem com a propagação de valores ou modo de vida americanos.
Soluções para a tarefa
a) Foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, no contexto da segunda guerra mundial, como figura patriótica.
b) Difunde uma mensagem ligada a ideia de liberdade e democracia.
c) sim, por que o personagem procura representar os EUA, indicando que os valores superiores, ligados à justiça, liberdade e superioridade moral, podem ser vistos nos EUA.
O super-herói Capitão América foi criado em 1941, por Joe Simon, americano, nascido em Nova Iorque, desenhista, roteirista e editor de histórias em quadrinhos. Sua inspiração surgiu de um aperto de mão recebido de um ex-combatente da Guerra de Secessão, quando tinha oito anos de idade.
O idoso ao apertar a mão de cada criança de sua turma dizia: "Deem a mão a quem a estendeu a Abraham Lincoln".
Isto teria marcado Joe para sempre, e o fez empreender a busca por um super-herói para os Estados Unidos.
O Capitão América, é um jovem fraco e esquelético do Brooklin transformado em super-herói que faz tudo para que os Estados Unidos sejam o melhor lugar do mundo para se viver, e deseja de qualquer forma participar dos esforços estadunidenses para vencer a guerra.
Segundo Joe, o Capitão América teria sido criado para divertir, e não como propaganda contra o nazismo.
Porém, seu contexto histórico mostra outra coisa.
O Capitão América foi um super-herói surgido sob a bandeira do patriotismo estadunidense. Apresentado ao mundo durante os anos da Segunda Guerra Mundial pela editora Timely Comics.
O primeiro grande inimigo do Capitão América foi Adolf Hitler e os nazistas. Apesar de ter enfrentado as hordas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, o herói caiu no esquecimento após o fim dos conflitos.
A mensagem principal que o personagem difunde nas suas histórias, é a ideia da liberdade e democracia como fundamentos essenciais, criando uma oposição do capitalismo norte-americano ao socialismo soviético.
Vemos uma mensagem para convencer a população que os nazistas eram inimigos dos americanos, já que em 1941 o mundo ainda não sabia dos horrores e crueldades do regime nazista.
Além disso, podemos dizer que como um super-herói, o Capitão América se faz uma figura necessária especialmente em épocas conturbadas, pois transmite a mensagem de perseverancia, ao enfrentar o caos, lutando sempre e nunca desistindo, tornando-se uma inspiração para o seu público.
Essa mensagem contribui para propagar os valores estadunidenses, assim como demonstra a defesa dos seus interesses, pela forma que o personagem representa os EUA, e indica que os valores superiores, ligados à justiça, liberdade e superioridade moral, podem ser vistos nos EUA.
O Capitão América é considerado a própria representação dos ideais americanos, especialmente o patriotismo, valores que são fortemente defendidos em um mundo sob forte influência norte-americana.
Seu ressurgimento após o atentado do 11 de Setembro, é entendido como mais um exemplo da utilização de sua imagem pela indústria cultural como um dos instrumentos de política externa dos EUA.
O Superman (super homem), também pode ser visto como mais um personagem utilizado para expressar as ideologias e valores americanos.
Criado por Joe Shuster, ilustrador e desenhista canadense e Jerry Siegel, uma das maiores figuras da história dos quadrinhos mundial. Seu contexto histórico é similar ao do Capitão América.
Ambos os personagens foram criados na época da Segunda Guerra Mundial, e a política e respeito aos valores americanos é parte integrante deles.
Desse modo, o Superman luta pela verdade e pela justiça de maneira americana, assim como o Capitão América.
Atualmente, é um dos personagens mais importantes da cultura pop ocidental, e foi primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com seu nome publicada em 1939. O Superman foi licenciado e adaptado para diversas mídias, como rádio, televisão e cinema, mantendo sua essência desde sua criação.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/25138124