Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

a) – Por que Marx considera que não se pode pensar a relação indivíduo e sociedade separadamente das condições materiais que essas relações se apoiam? b) – Segundo Marx, o que se entende por infraestrutura e superestrutura? c) – Para Marx, o que caracteriza o modo de produção capitalista? d) – Para Marx, como a sociedade capitalista deve ser substituída? e) – Explique as duas grandes classes que existem na sociedade capitalista definidas por Marx? f) – Conceitue classe, segundo Karl Marx. g) – Segundo Marx, o que condiciona ou determina a vida das pessoas na sociedade capitalista? h) – Diferencie “classe em si” de “classe para si”.


amtoniodjls15: Minhas respostas foram feitas através de consultas em livros e em sites. Espero ter ajudado!

Soluções para a tarefa

Respondido por amtoniodjls15
54

Resposta:

a)r=Marx   considerava   que   não   se   pode   pensar   a   relação   indivíduo-sociedade separadamente das  condições  materiais em que essas relações  se apoiam. Para ele, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais. Em outras palavras, para viver, os homens tem de, inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, fabricar utensílios, etc., sem o que não poderiam existir como seres vivos. Por isso, o estudo de qualquer sociedade deveria partir  justamente  das  relações  sociais  que  os  homens  estabelecem  entre  si  para utilizar os meios de produção e transformar a natureza.

b)r=A metáfora da base e da superestrutura (ou infraestrutura e superestrutura) é de fundamental importância para o método do materialismo histórico do marxismo. Nas suas obras, Karl Marx e Friederich Engels recorreram à metáfora do edifício para explicar a sociedade. A sua base ou infraestrutura seria o conjunto das relações de produção, ou seja, as relações de classes estabelecidas em determinada sociedade. Sobre esta estrutura econômica se ergueria a superestrutura, que corresponde às formas de consciência social em geral, como a política, a filosofia, a cultura, as ciências, as religiões, as artes, etc. A superestrutura compreende também os modos de pensar, as visões de mundo e demais componentes ideológicos de uma classe. A ideologia é chamada de superestrutura ideológica e o Estado é chamado de superestrutura legal ou política, incluindo aí a polícia, o exército, as leis, os tribunais e a burocracia.

A superestrutura é derivada do conflito de interesses das diferentes classes que fazem parte da base econômica de determinada sociedade. A função da superestrutura é manter as relações econômicas que constituem a infraestrutura, reforçando assim os interesses coletivos da classe social dominante. Isto é realizado através da regulamentação, sanções e coerções impostas pela superestrutura política e pela força persuasiva da superestrutura ideológica.

Entretanto, a distinção entre a infra e a superestrutura, e a determinação da primeira sobre a segunda, não é absoluta. Os cientistas sociais discordam acerca da autonomia da superestrutura e da influência que esta teria de também atuar sobre a estrutura econômica. Muitos teóricos marxistas têm argumentado que as críticas a Marx e Engels provêm de uma leitura superficial das suas obras, pois eles não queriam dizer que a superestrutura é apenas um mero reflexo do modo de produção vigente. A partir desse debate, muitos marxistas no século XX buscaram desenvolver pontos das teorias de Marx e Engels que não ficaram bem explicadas, como o peso dos aspectos superestruturais para o desenvolvimento social.

c)r= Ao modo de produção capitalista corresponde essencialmente uma relação social “entre duas classes”. Destas, uma [a burguesia], por ter o “monopólio dos meios de produção e do dinheiro”, explora a outra [a classe trabalhadora], que não é proprietária de nada exceto a sua “força de trabalho” que se vê forçada a vender.

d)r= Pela estatização dos meios de produção.

e)r= Burguesia= Dona dos meios de produção e de riquezas

Proletariado= Escravos da burguesia que se curvam a ela e trabalham incessantemente para obter lucro para a burguesia.

f)r=Classes sociais são grupos humanos que se diferenciam entre si pela posição que ocupam num determinado modo de produção[4] e pelo seu papel na apropriação da riqueza. Cada um pertence a uma classe social de acordo com a parte que lhe cabe na divisão da riqueza que uma sociedade produz. Por ocuparem posições diferentes em determinado regime econômico, algumas classes podem apropriar-se do trabalho das outras. Os conflitos de interesses entre as classes conduzem inevitavelmente à luta entre exploradores e explorados. É a luta de classes.

g)r=Sua classe social. Para Marx, a pessoa é pré-determinada a realizar tais atos, dependendo de sua classe.

h)r=No caso da classe para si, o grupo sabe que tem aspirações e oposições em comum. O grupo tem consciência de ser uma classe e tem consciência da importância dos interesses de classe. Nesse caso, eles podem fazer movimentos coletivos de reivindicação, ter uma identidade de classe.A classe para si é diferente da classe em si. Segundo Karl Marx, a classe em si corresponde à vaga no processo de produção e a classe para si tem consciência dela. A classe em si, não tem necessariamente esta consciência, não se dar conta de pertencer a uma classe (comparado à classe para si). A classe em si reúne condições objetivas.

Explicação:


amtoniodjls15: Nada
amtoniodjls15: O que precisar estou aí!
Respondido por Matheusieti
3

1 A) - Pelo fato de Karl Marx considerar que as condições materiais acabam definindo parte das relações sociais, ou seja, o indivíduo transforma a natureza e por modifica-la ele cria formas de viver sob essas condições.

Como notamos o conceito de Estado por Karl Marx?

Marx entendeu o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.

Mais sobre as classes sociais:

https://brainly.com.br/tarefa/20558652

2 B) - Para Marx, a noção de superestrutura faz parte da designação que mantém as relações econômicas, enquanto a infraestrutura é a base dos serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico.

Como elas se relacionam com as desigualdades sociais?

Seguindo a base de superestrutura e infraestrutura, as desigualdades sociais surgem na medida que o capitalismo floresce sendo uma grande problemática que deve ser sanada por medidas e políticas afirmativas promovidas pelo Estado.

Mais sobre a realidade social:

https://brainly.com.br/tarefa/15194534

3 C) -  Marx teve uma grande contribuição para o estudo do capitalismo  justamente por dialogar sobre questões pertinentes até os dias de hoje, entendendo a configuração da sociedade e como ela se divide a partir de um sistema de classes e hierarquização.

Segundo o autor, o modo de produção capitalista é aquele que coloca o indivíduo em um estado de alienação sob a mais valia, produzindo e gerando lucro para os grandes empresários e recebendo a menor parte por isso.

Como essa relação é notada por Marx?

Na realidade, o ponto principal das teorias de Marx iam na direção do proletariado sobrepondo a dominação da burguesia.

Mais sobre o modelo socialista:

https://brainly.com.br/tarefa/576003

4 D) -  O socialismo utópico, se apresenta como um conceito o qual seus teóricos expõem princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-la.

Como essa perspectiva evidencia o socialismo científico?

Por outro lado, o socialismo científico, pode ser visto como uma base teórica que reconhecia a importância da queda do capitalismo, fazendo uma série de análises críticas da realidade política e econômica de toda a história das sociedades e do capitalismo.

Mais sore o estado de alienação:

https://brainly.com.br/tarefa/16738066

5 E)  Segundo Marx, as relações sociais se davam através de uma classe dominante que fornecia o serviço e uma classe dependente de um trabalho, ou seja, para ser mais claro, o sociólogo define a organização econômica e social em três características:

  • - Os grupos sociais;
  • - Os indivíduos;
  • - A luta de classes.


Como o proletariado é entendido nesse processo?

Deste modo, os proletários fornecem sua força de trabalho, e, os capitalistas, no caso os que possuem o capital são a Burguesia.

Mais sobre a queda do socialismo:

https://brainly.com.br/tarefa/576003

6 F) Podemos entender que a problemática do capitalismo é a desigualdade social e econômica, que gera a segregação e uma série de outros motivos que circundam o lado menos favorecido. gerando a luta de classes.

Como as classes se relacionam com a questão étnica?

As questões étnicas tem sim um grande papel nessa problemática, se levarmos em consideração que 70% dos negros moram em favelas ou morros em nosso país, e, as zonas menos favorecidas são aquelas segregadas, que servem de mão de obra para o enriquecimento da burguesia.

Mais sobre a divisão social:

https://brainly.com.br/tarefa/1961884

7 G) O processo de mais valia. Podemos entender a mais-valia como um conceito marxista, que consiste no valor do trabalho que não foi/é pago ao trabalhador, geralmente esse fato ocorre em economias capitalistas onde os profissionais são explorados na perspectiva de um salário para suas tarefas.

Como a Mais valia é notada?

Ela  está relacionada a produção do excedente a ser apropriado pelo capitalista, enquanto a relativa é o entendimento que proporcionou o capitalismo como principal pilar para o desenvolvimento econômico mundial.  

Mais sobre o processo de produção no capitalismo:

https://brainly.com.br/tarefa/6414452

8 H) A ideia de classe para si, é notada por Marx onde um grupo oque possui aspirações e oposições em comum se conectam. A ideia de classe em si, reúne condições sociais importantes e objetivas.

Como essa reflexão abre espaço para os movimentos coletivos?

Pelo fato dos movimentos sociais, podem ser entendidos como uma manifestação, pacífica ou não por parte de uma camada da sociedade que deseja obter melhorias em determinado setor, fato comum nas sociedades democráticas quando existe alguma repressão por parte do Estado.

Mais sobre o trabalho:

https://brainly.com.br/tarefa/13008513

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes