História, perguntado por liaferraz78, 10 meses atrás

a-Por que algumas revoltas ocorridas na América Portuguesa ficaram conhecidas como Revoltas Nativistas?

b-Cite dois fatos ocorridos em cada uma das rebeliões nativistas.

d- Quais as mudanças que a mineração de ouro e de diamantes trouxeram para o Brasil?

​por favor me ajudem!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por cioccariclaudia
2

Resposta:

Explicação:

a ) A expressão “Rebeliões Nativistas” refere-se às revoltas e tentativas de revoluções políticas que se desenrolaram em solo brasileiro entre os séculos XVII e XVIII. Essas rebeliões aconteceram nesse período especialmente porque o sistema colonial (começado efetivamente em 1530) já estava consolidado no Brasil e a Corte Portuguesa já conseguia exercer sua autoridade na maior parte do território que dominava, sobretudo naqueles que se tornaram os grandes polos de atividade econômica: a Capitania de Pernambuco e a Capitania de Minas Gerais.

b ) Guerra dos Emboabas e Guerra dos Mascates .

c ) Houve muitas mudanças, uma delas foi a criação do estado de Minas Gerais, terra rica em ouro e muito cobiçada, o que levou os mineiros a saírem de suas terras em busca do ouro. E, claro, não foi nada pacífico, houve muitas guerras pelo ouro como A guerra dos Emboabas (1708-1709), nesse episódio os Paulistas se achavam no direito das terras, já que foram eles que descobriram as minas. Depois de muita briga a coroa portuguesa interveio e dividiu as terras entre os dois grupos (paulistas e mineiros).

Também houve uma fiscalização rigorosa da coroa portuguesa nas minas de ouro.

Antes disso no século XVII e XVIII os bandeirantes entravam nas florestas do Brasil em busca de mão-de-obra escrava (índios) e pedras preciosas.

Perguntas interessantes