História, perguntado por wesleygostososim, 8 meses atrás

a) Por que a Rússia deixou de acompanhar países vizinhos como a Alemanha, França e Reino Unido? 62 b) A palavra “gigante” na expressão “Gigante dos Pés de Barros” atribuída a Rússia no século XIX se explica pela extensão territorial, mas por que dos pés de barro? c) A modernização da Rússia, promovida pelo Czar, garantiu o desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida para toda a população? Justifique sua resposta. d) Na Imagem 1, observamos a representação de grupos sociais na Rússia, que grupos são esses? A partir da imagem, que tipo de relação identificamos entre esses grupos?


aggabriella08p5a8r3: Obgd
nelcirodriguesdasilv: oi
nelcirodriguesdasilv: não

Soluções para a tarefa

Respondido por nathaliasantarita12
957

Resposta:

a) A Rússia vivia sob um sistema feudal, onde os senhores feudais, que tinham enorme ligação com a nobreza russa, não tinham interesse em modernizar as plantações ou investir em indústrias.

b) Porque cerca de 80% da população russa vivia nos meios rurais.

c) Não, houve desenvolvimento, mas não houve melhoras na qualidade de vida de toda população. Em 1861, houve a abolição da servidão, junto com a ocupação de novas terras, vendidas aos camponeses. Isso permitiu o país a aumentar sua produção e tornar-se um exportador de grãos. Com as medidas, também houve um crescimento populacional que acabou aprofundando os problemas sociais na Rússia. Com mais pessoas morando no país, o desemprego cresceu e a produção agrícola insuficiente para alimentar a população gerou fome e revoltas.

d) São os senhores feudais (homens ricos), tzar e o padre ortodoxo, ou seja, a nobreza massacrando a população pobre (operários e camponeses). Há uma relação de exploração entre os nobres e a população “pobre”.

Explicação:

Fiz assim e espero ter ajudado!!!


fatosdorobloxp53bm6: valeu ai cara ajudou mt
mylenaqueiroz0: vlw :)
kaylanepagiatto17: obg
Respondido por EduardoPLopes
1

A - A Rússia "deixou de acompanhar países vizinhos" pois não se industrializou e nem fez a transição de um modelo econômico majoritariamente agrícola para um modelo econômico majoritariamente mercantil.

Por causa desta situação o país não tinha a mesma capacidade produtiva e nem o mesmo poder econômico dos países vizinhos. Enquanto que a Inglaterra, França e a Alemanha conseguiam produzir em escala industrial e conseguiam ocupar territórios em outros continentes, para a maioria dos russos ainda faltavam produtos básicos.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/31095389

B - Diz-se que a Rússia tinha "pés de barro" pois era militarmente e economicamente frágil. Apesar do vasto território, que é rico em recursos naturais, a Rússia não tinha no contexto da Primeira Guerra Mundial nem as condições econômicas de explorar este território e nem as condições militares de impedir que este território viesse a ser invadido.

O mesmo ocorria com o Império Otomano no período, que apesar de muito vasto e muito antigo, estava tecnologicamente defasado, sendo incapaz de manter uma longa guerra contra potências industrializadas.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/328658

C - Não, estas mudanças promovidas pelo Czar não garantiram nem o desenvolvimento pleno e nem a melhoria da qualidade de vida para todos, já que elas concentravam ainda mais o poder e a renda nas mãos das classes mais abastadas do país.

Não garantiam o desenvolvimento pleno pois não promoviam uma industrialização rápida, e sim apenas industrializações pontuais em algumas cidades. Não garantiam a melhoria da qualidade de vida pois não protegiam os interesses e os direitos dos camponeses e dos operários, que passaram a se revoltar e a se radicalizar politicamente no período.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/5005812

D - A imagem apresenta o Czar, apoiado por um Padre Ortodoxo, chicoteando as costas de pessoas miseráveis. O Czar representa a Nobreza e a Alta Burguesia, o Padre representa o Clero e os miseráveis representam os camponeses e os operários das fábricas.

Podemos identificar, a partir da imagem, uma relação de super exploração dos "de cima" (ou seja, Nobreza, Clero e Alto Burguesia) contra os "de baixo", sendo a Rússia Czarista ainda uma Monarquia Absolutista que contava com forte apoio ideológico da Igreja Ortodoxa Russa e que mantinha, por meio da violência, a profunda desigualdade.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/22664185

Anexos:
Perguntas interessantes