a) Por que a Monarquia romana chegou ao fim?
b) Qual grupo social foi beneficiado com a criação da República em Roma?
c) Qual grupo social foi beneficiado com o fortalecimento do exército romano?
d) Por que os plebeus começaram a se recusar a servir no exército?
e) Como os plebeus podiam anular decisões do governo que pudessem prejudicá-los?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) O fim da monarquia romana se deu ao golpe de Estado feito pelos patrícios quando derrubaram o rei Tarquínio, o Soberbo; após o punirem pelos atos criminosos de seu filho Sexto, quando violentou uma jovem.
B) A era da República. A República na Roma Antiga iniciou em 509 a. C., após o rei Tarquínio ser expulso da cidade pelos plebeus e patrícios. ... Os patrícios eram quem conduziam as decisões políticas e também constituíam parte do Senado.
C) Tem mais depois da publicidade ;) Alguns dos plebeus que compunham as longas fileiras do exército romano passaram a se beneficiar com a conquista das terras e escravos.
D) Conscientes de sua importância militar e buscando superar a exclusão política e a exploração econômica, os plebeus resolveram se rebelar. Em 494 a.C., os plebeus retiraram-se para um dos sete de Roma, o monte Aventino, recusando-se a defender a cidade enquanto não fossem cedidos direitos políticos a eles.
E) Os tribunos podiam vetar eleições e ações do Senado Romano e, em raras ocasiões, podiam interpor um veto abrangente que barrava todas as funções governamentais, como foi o caso de Tibério Semprônio Graco em 134 a.C., quando o Senado tentou bloquear sua reforma agrária interpondo o veto de um outro tribuno.