a população brasileira tem um componente marcante denominado diversidade. historicamente somos formados por um contingente de povos nativos, imigrantes europeus, descendentes de africanos entre outras etnias. a miscigenação é uma característica da população brasileira, além de estarem impressas em nossas mais diversas e variadas características físicas. essa mesma formação plural fornece ainda a sociedade inúmeras tradições, culturas e hábitos, os quais convivem não sem conflitos há séculos ao lado uns dos outros. as diferenças deveriam ser compreendidas como algo autêntico e natural e de modo equilibrado, acontecendo em um ambiente de tolerância, entretanto não é isso que ocorre. acerca da intolerância, analise as afirmações a seguir: i - a sociedade brasileira a cada dia se torna mais tolerante com as causas diferentes do comum. ii - é apresentado pela secretaria de direitos humanos da presidência da república que a cada três dias acontece uma denúncia de intolerância religiosa. iii - é relatado pelo grupo gay da bahia que a cada 19 horas uma nova vítima de homofobia é assassinada. iv - as mulheres são as maiores vítimas da intolerância, em 2018 a média diária de assassinatos de mulheres foi de 12 baseado nesse contexto, é correto apenas o que se afirma em: escolha uma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sobre o tema diversidade e diferenças é correto o que se afirma nas assertivas: II, III e IV. Veja-se:
I - A sociedade brasileira a cada dia se torna mais tolerante com as causas diferentes do comum.
⇒ FALSA, infelizmente a sociedade brasileira não tem se mostrado mais tolerante, a título de exemplo tem-se o dado de que o Brasil é um dos países que mais mata homossexuais no mundo.
II - É apresentado pela Secretaria de direitos Humanos da Presidência da República que a cada três dias acontece uma denúncia de intolerância religiosa.
⇒ VERDADEIRA, tem-se no viés da intolerância religiosa, que os adeptos de religiões menos comuns sofrem diariamente violência apenas por manifestarem suas crenças.
III - É relatado pelo grupo Gay da Bahia que a cada 19 horas uma nova vítima de homofobia é assassinada.
⇒ VERDADEIRA, recentemente o crime de homofobia foi equiparado ao crime de racismo pelo STF, a fim de que se dê mais proteções a esses grupos em detrimento de uma sociedade tão preconceituosa.
IV - As mulheres são as maiores vítimas da intolerância, em 2018 a média diária de assassinatos de mulheres foi de 12.
⇒ VERDADEIRA, neste sentido, em que pese a existência da Lei Maria da Penha, que visa amparar as mulheres em situação de violência doméstica, esse grupo ainda representa as maiores vítimas do país.
Resposta:
e) II -III-IV
Explicação: