A população brasileira atual é o resultado de um prolongado processo de miscigenação, haja vista que muitos povos contribuíram para a sua formação. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pesquisa a cor ou a raça da população brasileira com base na declaração do entrevistado. Isto é, as pessoas são indagadas sobre sua cor ou raça, conforme as seguintes opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela. Nesse sentido, analise a notícia e o gráfico a seguir:
População que se declara preta cresce 14,9% no Brasil em 4 anos, aponta IBGE.
Entre 2012 e 2016, o número de brasileiros que se autodeclaram pretos aumentou 14,9% no país. No mesmo período, também cresceu a quantidade dos que se consideram pardos, enquanto diminuiu o percentual de brancos na população. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada em 24/11/2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, em 2012, quando a população do país era estimada em 198,7 milhões de pessoas, os brancos eram maioria (46,6%), os pardos representavam 45,3% do total, e os pretos, 7,4%. Já em 2016, a população saltou para 205,5 milhões de habitantes (aumento de 3,4%), e os brancos deixaram de ser maioria, representando 44,2% (queda de 1,8%). Os pardos passaram a representar a maior parte da população (46,7%) - aumento de 6,6% - e os pretos são agora 8,2% do total de brasileiros. Dois fatores podem explicar o crescimento da população preta, conforme a gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira. “O primeiro é o aumento da fecundidade entre pessoas negras. O segundo é o aumento de pessoas que passaram a se reconhecer na cor preta”, apontou. Conforme mostra o gráfico a seguir, a Região Norte do país é a que concentra o maior percentual de pardos. Os negros são maioria no Nordeste, e os brancos têm o maior percentual na Região Sul.
Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2019.
Acerca da análise da notícia e do gráfico supracitados e dos conhecimentos relativos à discussão sobre as relações étnicas na sociedade brasileira, considere V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) A relação de equilíbrio entre índios, brancos e negros, registrada ao longo da história do Brasil, gerou uma sociedade harmoniosa, sem preconceitos, racismo e diferenças sociais, onde as diferenças de cor estão diluídas.
( ) Desde o início da colonização do Brasil, a miscigenação foi intensa, originando a diversidade cultural, característica marcante da sociedade brasileira. Esta sociedade multicultural, verifica-se no cotidiano das cidades brasileiras, na qual surge o citadino nos grandes centros urbanos, o gaúcho no Rio Grande do Sul, o indivíduo sertanejo no Nordeste, o caboclo na Amazônia, o caipira no centro-sul, o caiçara no litoral.
( ) Nos estados brasileiros, há uma diversidade étnica, tendo a hegemonia de vários grupos. A distribuição desses grupos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das regiões do país.
( ) Segundo o IBGE, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2016, mais da metade da população brasileira se declarou preta ou parda, sendo a presença de descendentes africanos mais forte nas regiões Centro-Oeste e Sul.
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
a) F
b)V
c)F
d)F
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás