História, perguntado por fabioluizwel1, 4 meses atrás

A pop art presente nos Estados Unidos tinha como foco principal a produção de uma arte para o consumo, uma arte que pudesse ser reproduzida com facilidade e rapidez, que fosse jovem e cheia de cores e refletisse as imagens da cultura de massas. Entretanto, houve alguns casos de crítica social às propagandas e ao consumo. No Brasil, houve muitos casos de uso da pop art como estética para fazer críticas ao sistema político da época. Ao mesmo tempo que os artistas utilizavam as imagens da cultura de massas, eles faziam referência à tortura e à necessidade de ruptura com o sistema ditatorial.

Considere a seguinte situação:
O professor Marcos, da disciplina de História, iniciou um projeto com os alunos do 9º ano, tendo por objetivo “discutir os processos

Soluções para a tarefa

Respondido por rsarafa25
1

Resposta:

A sequência didática pode ter diversas possibilidades, dependendo do interesse e das experiências do professor propositor. Devido às diversas possibilidades, esse padrão de resposta deverá ter a finalidade de exemplificação.

Explicação:

A pop art brasileira utilizava como referência imagens da cultura de massa, entretanto, com algumas peculiaridades que as distinguem dos artistas pop de outros países, pois tinham o intuito de fazer crítica social. Os artistas utilizavam as imagens de modo simbólico para criticar a repressão ditatorial. As obras de Antonio Henrique Amaral, por exemplo, apresentavam bananas sendo dilaceradas por diversos garfos que as perfuram. Tais obras denunciavam as atrocidades da Ditadura Militar, que utilizava o lema "Brasil, ame-o ou deixe-o" para assassinar, torturar e forçar os intelectuais e artistas ao exílio.

Respondido por gringopv
1

Resposta:

Pop Art é um movimento artístico que retrata de maneira irônica a cultura popular de massa, trazendo iconografias da televisão, do cinema, da publicidade e dos quadrinhos. Com a profusão do movimento pelo mundo, o Pop Art também chega ao Brasil em meados da década de 60, porém, é importante destacar que nesse período ascende no país a Ditadura Militar.

Esse fato influenciou diretamente a produção dos artistas, tomando um cunho político e condição de protesto. As produções do período foram marcadas pela apropriação da cultura pop, uso de técnica de serigrafia, cores fortes, contraste de imagem e alteração de formatos. Os grandes nomes do movimento no Brasil são: Antonio Dias, Rubens Gerchman, Vick Muniz e Helio Oticica. O movimento influenciou outras áreas artísticas, como a Tropicália.  

A pop art brasileira utilizava como referência imagens da cultura de massa, entretanto, com algumas peculiaridades que as distinguem dos artistas pop de outros países, pois tinham o intuito de fazer crítica social.  

Os artistas utilizavam as imagens de modo simbólico para criticar a repressão ditatorial.

É bem provável que você já tenha ouvido histórias de censura à impressa e a movimentos artísticos durante a ditadura militar. Esse modelo de censura tinha caráter político e visava reprimir qualquer tipo de informação que fosse contra o governo da época, que era formado por militares. As obras de Antonio Henrique Amaral, por exemplo, apresentavam bananas sendo dilaceradas por diversos garfos que as perfuram. Tais obras denunciavam as atrocidades da Ditadura Militar, que utilizava o lema "Brasil, ame-o ou deixe-o" para assassinar, torturar e forçar os intelectuais e artistas ao exílio.

Para instigar os alunos e propiciar discussões o professor poderia realizar trabalhos de pesquisas  relacionando o tempo da ditadura com os tempos atuais, levando em consideração liberdade de imprensa como norteador.  

Explicação:

Perguntas interessantes