A pop art norte-americana tinha interesse na elaboração de uma arte atraente para ser comercializada. Todavia, a pop art brasileira contava com o engajamento dos artistas que buscavam criticar a Ditadura Militar. O artista Antonio Henrique Amaral se destacou nesse período ao produzir várias pinturas retratando bananas sendo esmagadas, perfuradas ou cortadas por garfos e facas.
Qual é a relação entre tais representações e a Ditadura Militar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A pintura contém uma banana retalhada e amarrada aos instrumentos que lhe feriram. A brutalidade da cena é reforçada por um tom amarelado que transparece na sombra como um símbolo do sangue resultante das torturas a que foram submetidas diversas pessoas.
Explicação:
Em algumas das pinturas da série Campo de Batalha, o artista representa garfos e facas ferindo, perfurando ou esmagando a banana, um símbolo mais direto da violência. Nesse sentido, “[...] os metais também estão enrolados nessa trama, que sugere agressividade e irracionalidade, como se os metais não pudessem se negar a participar da agressão. Não há escolha” (ABREU, 2015, p. 93).
Resposta: A.
A representação das bananas e dos garfos e facas seguia uma intensão simbólica de crítica à tortura e aos crimes cometidos por militares durante a Ditadura brasileira. As bananas simbolizavam o povo brasileiro, enquanto os garfos e facas representavam os militares.
Explicação: