História, perguntado por hericals2202, 1 ano atrás

A ponte o caminho de luta realizadas pelas mulheres e pelos negros

Soluções para a tarefa

Respondido por thaina7887
1
As mulheres tem um histórico de segregação baseadas em sua condição de gênero desde os primórdios da humanidade. Isto ocorreu, provavelmente, por causa de sua capacidade de engravidar e/ ou sua "suposta" inferioridade física (comparada ao gênero masculino).
Após o renascimento cultural, surgido ao fim da Idade Média, muitos filósofos iluministas e com pensamento liberal começaram a considerar a hipótese de participação ativa feminina na sociedade. Esses foram os primeiros sinais do surgimento de um movimento que, mais para frente, foi chamado de feminista. Atualmente, o movimento feminista é estudado a partir de "ondas", sendo a primeira delas, de uma forma mais simples e rudimentar, tratar-se apenas de equiparação de direitos. A segunda, da condição da mulher e ao que ela é imposto, estudos levantados principalmente pela filósofa Simone de Bouvoir. E a terceira onda iniciada numa perspectiva de protestos em universidades norte americanas em situações de omissão de socorro, por conta de assédios. Essa terceira onda é atual e voltada para questões de orientação sexual e igualdade racial.

Já a questão racial pode ser entendida Lato Sensu, de uma maneira mais ampla, ao falarmos de todas as raças/ etnias mas sabemos que com o advento da escravidão num contexto de tráfico e mercantilismo, os negros tornaram - se as principais vítimas.
Engana-se quem pensa que a escravidão negra foi pacífica e igual em todas as regiões. Na América portuguesa, por exemplo ocorreram diversas revoltas, como a famosa Revolta dos Malês. Já nos Estados Unidos surgiram diversos movimentos pedindo igualdade racial pois lá era uma coisa institucionalizada. Nomes como o de Martin Luther King, Malcom X, Angela Davis e o próprio grupo dos Panteras negras devem ser estudados nesse sentido.
Perguntas interessantes