A poluição sonora é um problema nas grandes cidades. Com relação às ondas
sonoras, não é correto afirmar que:
a) Podem ser de diferentes frequências.
b) Podem ser de diferentes amplitudes.
c) São ondas eletromagnéticas.
d) Podem se combinar.
e) Transportam energia.
anda cãn olotromagnéticas
Soluções para a tarefa
Alternativa correta é a letra C
Conhecemos bastante o som, não é? Quando você fala, cria a energia sonora, quando escuta música, recebe sons. Sabe aquele grito agudo de criança birrenta, que chega a arrepiar a pele? Aquele tom, aquele timbre, se dá pela frequência da onda. Ela se encontra espremidinha, igual aquele coração que está batendo rápido, rápido, mostrado no monitor cardíaco. [E olha que interessante, ele capta a 'frequência dos batimentos!] Já quando há aquele som grave, a famosa voz de dublador de rádio, de homem másculo, o macho alfa, essa aí tem uma frequência mais baixa de onda.
Então, sobre a amplitude podemos relacionar com o tamanho da onda. Quando você pega uma corda de pular e começa a fazer várias ondas nela, ela claramente vai ser gigante! Diferentemente de uma linha de costura, bem pequenina, formando ondas também pequenas. Quanto maior a onda, maior o 'volume! E quanto menor a onda, mais baixo será o som.
Uma das propriedades da onda é a 'interferência. Significa dizer que as ondas se tocam, interferindo-se entre si.
[Ow yeah, as ondas não seguem a quarentena! Ficam se agarrando e se proliferando. Mas elas são as causadoras da proliferação do vírus? A resposta é Não! Isso porque as ondas transportam somente 'energia, e o vírus é matéria, portanto elas não chegam nem a interagir com ele. Querem nem papo