Português, perguntado por juliaadf, 10 meses atrás

A poluição no mundo
 Os grandes países industriais são os mais poluídos do mundo. Em Tóquio vende-se oxigênio nas ruas centrais. É comum os japoneses comprarem uma dose e enfiarem o nariz na “garrafinha”, recuperando-se do veneno que são obrigados a respirar. Os guardas de trânsito, intoxicados pelos gases dos automóveis, têm postos de abastecimento especiais nas esquinas. Apesar da propaganda que apresenta o centro da Europa como um oásis verde entre enormes fábricas, quem lê jornal sabe o que acontece com o Reno: um rio totalmente morto e mortífero, carregando resíduos químicos por milhares de quilômetros, contaminando os depósitos de água potável de vários países. Metade da população holandesa bebe a água do Rio Reno, que é o maior esgoto do mundo e o receptor de inseticidas das fábricas alemães. Seus peixes são proibidos para o consumo, porque os detritos industriais com que se “alimentam” tornam sua carne fétida. E os Estados Unidos, pátria do capitalismo moderno, louvado pelo rigor de suas leis, são – e isto seus próprios técnicos afirmam – o país mais poluído do planeta. Além disso, são os maiores exportadores de poluição: 40% da contaminação da Terra é provocada por suas indústrias, segundo informação de Philip Bart, ecologista e redator da Internation Review. 
1. Nesse texto Júlio José Chiavenato defende um ponto de vista (uma opinião) sobre a poluição no mundo. Qual é o ponto de vista que ele defende?

2. Sempre que defendemos um ponto de vista, desejamos convencer nosso interlocutor (leitor ou ouvinte) de que temos razão. Para isso, precisamos nos justificar com argumentos, isto é, explicar as razões, os motivos de pensarmos desse modo. O autor do texto lido, por exemplo, justificou seu ponto de vista com alguns argumentos. Identifique o argumento usado no 1º parágrafo.

3. No 2º parágrafo, o autor, apresenta um contra-argumento para depois apresentar o argumento que dá suporte ao seu ponto de vista. Para introduzir esse contra-argumento, ele utiliza o conectivo “apesar de”. Indique qual é esse contra-argumento e depois indique qual é o argumento que fundamenta o seu ponto de vista.

4. O 3º parágrafo é o desenvolvimento do argumento utilizado no 2º parágrafo. Por que o autor continuou a argumentação do parágrafo anterior?

5. O último parágrafo apresenta um novo argumento. Indique esse argumento.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
121
Olá,

   1- Ele afirma que a poluição na maior parte do mundo está localizada nos países de maior desenvolvimento mundial, e que eles não apenas poluem seus países mas também são responsáveis por exportar sua poluição.

   2-  O argumento no primeiro parágrafo é "Os grandes países industriais são os mais poluídos do mundo", ele faz isso mostrando que em Tóquio a poluição é tão grande que o oxigênio é vendido em garrafinhas.

   3-  O contra-argumento  é que a Europa é um país verde, mas aí ele trás as informações acerca da grande poluição que que ocorre no rio Reno mostrando o seu argumento e ponto de vista.

   4- Ele continua para mostrar que isso não é um caso isolado de um país, mas que as afirmativas dele são reais e ocorrem nos países desenvolvidos de forma geral.

 5 - Ele vem argumentando que estes países não poluem apenas o seu país, mas que distribuem poluição mostrando o caso dos EUA.
Perguntas interessantes