A polpa dentária é um tecido conjuntivo frouxo localizado na cavidade pulpar contendo vasos sanguíneos, vasos linfáticos, células e fibras nervosas, possuindo assim um intenso metabolismo e boa capacidade de reparo. As alterações da polpa dentária são detectáveis através de anamnese, exame clínico e avaliação radiológica. Os sintomas objetivos e subjetivos relatados pelo paciente e a realização de testes de sensibilidade pulpar, já demonstram uma consideração do estado patológico pulpar do paciente em tratável e não-tratável, indicando assim a escolha de um tratamento conservador ou extirpação da polpa dentária. A polpa dentária é circundada por parede dentinária, o que não a torna visível clinicamente, o cirurgião-dentista deve lançar mão do exame anamnésico, clínico e radiográfico para obtenção do diagnóstico correto.
A pulpite reversível é uma leve alteração inflamatória da polpa, em fase inicial, em que a reparação tecidual ocorrerá, uma vez removido o agente desencadeador do processo. Com base nessa definição, e considerando as características histopatológicas, um indicativo típico de ocorrência desse tipo de pulpite é :
Escolha uma:
a.
polpa usualmente desorganizada.
b.
formação de edema exacerbada fazendo pressão sobre as fibras delta A, o que impede a condução do impulso nervoso e a consequente ocorrência de dor espontânea.
c.
vasos sanguíneos da polpa dilatados, o que é conhecido como hiperemia.
d.
necrose pulpar
e.
vasoconstrição prolongada que predispõe ao edema, como resultado da elevação da pressão capilar e do aumento de permeabilidade vascular.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
vasos sanguíneos da polpa dilatados, o que é conhecido como hiperemia. CORRETA.
Explicação:
marianaguedes24:
correto
Respondido por
6
Resposta: c) vasos sanguíneos da polpa dilatados, o que é conhecido como hiperemia.
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA.
Perguntas interessantes