“A política, se quer entendê-la no contexto das categorias meios e fins, era para os gregos, como para Aristóteles, primordialmente um fim e não um meio. E esse fim não era a liberdade como tal, como se realiza na pólis, mas a libertação pré-política para o exercício da liberdade na pólis. Aqui o significado da política, em contraposição ao seu fim, é o que os homens, em sua liberdade, podem interagir uns com os outros sem coação, força nem dominação, como iguais entre iguais, comandando-se e obedecendo-se mutuamente somente nas emergências – vale dizer, em tempos de guerra – e, quanto ao mais, conduzindo todos os seus assuntos por meio do diálogo e da persuasão.”
(ARENDT, H. A promessa da política. Rio de Janeiro: Difel, 2008, p. 172.)
Agora, acompanhe as afirmações abaixo:
I - A política, segundo Arendt, era, para os gregos, um fim porque deveria refletir o grau mais elevado de organização social.
II - Arendt ressalta que, para os gregos, a política era o meio que levaria o homem a uma vida plena.
III - Segundo Arendt, a política era, para os gregos, um meio em si mesmo.
IV - Arendt ressalta que, para os gregos, a política era um fim cujo exercício levaria à liberdade.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Somente as afirmações I e IV estão corretas.
Somente as afirmações II e III estão corretas.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente as afirmações II e IV estão corretas.
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