A política permeia todas as instâncias da vida. É por meio dela que se decide quais são as normas e os padrões de convivência entre os cidadãos. Diante disso e de acordo com o material de estudo, assinale a alternativa correta quanto à forma de participação política adotada no Brasil.
DIAMICO, Manuela de Souza. Formação Sociocultural e Ética II. Pilar Intelectual. Política, Economia e Meio Ambiente: o que você tem a ver com isso? Maringá, 2020.
Alternativas
Alternativa 1:
Democracia Participativa: escolhemos nossos representantes, com base em suas propostas políticas.
Alternativa 2:
Democracia Representativa: advoga que experiências cotidianas impessoais postulam regras governamentais.
Alternativa 3:
Democracia Representativa: do conhecimento de senso comum advém a ideia da lei dogmática do capitalismo.
Alternativa 4:
Democracia Participativa: no plano individual e coletivo o espaço público oferece método sistemático de governança.
Alternativa 5:
Democracia Participativa: se filiam aos partidos estruturados ou ordenados por relações de conduta comumente aceita.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ALTERATIVA 1-
Explicação:
Segundo o Explorando Ideias: material da disciplina:
Mas ainda é nosso dever enquanto cidadãos, participar e entender quais são os rumos que os governantes estão tomando, e se concordamos, ou não. No Brasil, a forma de participação política é a Democracia Participativa. Escolhemos nossos representantes, com base em suas propostas políticas.
A alternativa 1 está correta.
O poder político está entre essas as esferas da sociedade, devendo auxiliar as camadas menos favorecidas a possuírem condições para melhorias na vida, mantendo um equilíbrio na sociedade, porém, isso não acontece quando os escândalos de corrupção e a crise política se torna eminente, gerando um aumento nas desigualdades por exemplo.
O conceito de cidadania gira em torno da construção dos valores em uma perspectiva humanista pois se refere aos direitos e deveres do cidadão.
Ela também está atrelada a uma visão positivista de proteção, para o equilíbrio social, a partir da regulamentação de leis, da constituição, normas e valores vigentes que são comuns a todos os cidadãos.