a política no Brasil atualmente ainda é realizada na base da "troca de favores" explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em uma rápida passada de olhos no sistema político brasileiro, veremos: que presidentes e governadores, para governar, compram com emendas parlamentares o apoio de senadores e deputados;
Mas se os presos forem substituídos por aqueles que se elegem na base da troca de favores com o eleitor, estaremos apenas substituindo o corrupto do momento por um novo.
Ao lado do esforço de abrir espaço na política a partir da prisão dos bandidos com mandato, temos de romper com a lógica de pedir favores aos políticos eleitos para atender conveniências ou necessidades individuais.
Mas a questão é simples: um vereador, para mudar um ponto de ônibus de lugar, a seu pedido, vai ficar devendo um favor ao prefeito que ele deveria fiscalizar… e não preciso dizer mais nada.
Por isso não atendo – aliás, também não mais costumo receber - pedidos de ajuda com cortes de árvore, buracos na rua, vagas em escola ou hospitais… Não posso permitir que meu mandato se transforme em devedor do Executivo, nem posso permitir que meus eleitores acreditem que eu represento os interesses individuais deles.
O papel de um político é cuidar do interesse público, das questões que interessem ao conjunto – e, assim, cada um pode viver melhor, porque o governo não estará trabalhando para os amigos do poder.
Se um político se transforma em despachante dos interesses particulares frente aos órgãos e gestores públicos, estamos apenas perpetuando a lógica da corrupção sistêmica em que já vivemos.
Explicação:
espero ter ajudado :)