História, perguntado por rebeccadesantana123, 7 meses atrás

) A política nacional-desenvolvimentista de Vargas foi marcado pela exploração das riquezas pelas estatais e não pelo capital estrangeiro ou privado nacional. Um exemplo disso foi a criação da Petrobrás, 1953, empresa estatal para explorar petróleo no Brasil. Assim sendo, qual dos partidos abaixo foi contra essa medida de Vargas?

a) PDS e PTB.
b) PDS e PSB.
c) PTB.
d) UDN.
me ajudem ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ronaldodiamanteptc
2

Resposta:

d) UDN

Explicação:

Primeiro, é importante pontuar que o projeto nacionalista de Vargas chocava-se com interesses internacionais estabelecidos no Brasil. As historiadoras Lília Schwarcz e Heloísa Starling apontaram que a criação da Petrobras prejudicava interesses da Standard Oil, e a criação da Eletrobras prejudicava os interesses da Light and Power Co, por exemplo.

A oposição que atacava Vargas, formada majoritariamente por políticos udenistas (da UDN), tinha como argumento que as medidas nacionalistas tomadas pelo presidente eram parte de um projeto que abriria o caminho para a subversão e a revolução, e havia também algumas acusações de que ele pretendia construir uma “república sindicalista” no país, aos moldes do peronismo na Argentina.

Quando Vargas foi eleito presidente, a UDN atuou consistentemente para impedir sua posse. Em 1950, chegou a acionar o Supremo Tribunal Eleitoral para que a vitória de Vargas fosse anulada por não alcançar a maioria absoluta dos votos (mais de 50%). Esse argumento caiu por terra, uma vez que a Constituição de 1946 não exigia isso.

Além da UDN, a imprensa teve um papel destacado na desestabilização do governo de Vargas, sobretudo jornais como O Globo e O Estado de São Paulo. Os ataques da imprensa ao governo ganharam força a partir de 1953, depois de estourar um escândalo que acusou um jornal chamado Última Hora de receber recursos do governo.

Perguntas interessantes