A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Valorizar os sujeitos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização - HumanizaSUS. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2018.
Com relação ao tema abordado nesse fragmento de texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em 2003, a humanização, antes considerada política, passa a ser um programa, o Programa Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (PNH), também conhecido como HumanizaSUS.
PORQUE
II. A humanização, enquanto política do SUS, não se relaciona apenas a pessoas (usuários - trabalhadores - gestores) e suas ações, mas também envolve a relação existente entre elas e o ambiente em que atuam.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I apresenta um fato específico da política de humanização criada pelo SUS, a fim de promover um tratamento mais humanizado aos pacientes dentro da população existente.
Todavia, a asserção II apenas ressalta a importância do processo de humanização, não apresentando qualquer tipo de referência ou justificativa pelo qual esta política passou a ser adotada.
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
Com base no livro de Saúde Coletiva da Unicesumar, página 127 e 128 consta:
Página 127 : Em 2003, a humanização, antes considerada como PROGRAMA, passa a ser uma POLÍTICA, A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO da atenção e gestão do SUS (PNH), também conhecida como HumanizaSUS.
E NÃO - Em 2003, a humanização, antes considerada política, passa a ser um programa, o Programa Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (PNH), também conhecido como HumanizaSUS.
Pagina 128: A humanização, enquanto política do SUS, não se relaciona apenas a pessoas (usuários, trabalhadores, gestores) e suas ações, mas também envolve a relação existente entre elas e o ambiente em que atuam.