A Política Nacional de Humanização apresenta o acolhimento, como uma de suas diretrizes, pontuando-o como uma postura prática nas ações de atenção e gestão das unidades de saúde, o que favorece a construção de uma relação de confiança e compromisso dos usuários com as equipes e os serviços. Considerando que o acolhimento deve estar presente nas práticas em saúde, incluindo na atenção básica, faça uma análise e explique sobre o acolhimento na atenção à gestante.
1. Qual a conduta do profissional de enfermagem que atua na atenção básica em relação a gestante que apresenta resultado positivo para HIV?
2. As taxas de transmissão vertical do HIV, sem qualquer intervenção durante a gestação, situam-se entre 25% e 30%. Deste percentual, 25% referem-se à transmissão intraútero e 75% à transmissão intraparto. Estudos mostraram que o uso de terapêutica antirretroviral, quando associada à cesárea eletiva, pode diminuir as taxas de transmissão vertical do HIV para níveis em torno de 2%. Dito isso, quais os fatores de risco para a transmissão vertical do HIV?
Com base nessas informações, quando a paciente pede ajuda para divulgar o resultado positivo para HIV ao seu marido, qual deve ser sua conduta enquanto enfermeiro (a)? Reflita sobre a postura ética diante desta situação, levando em consideração que o foco é o tratamento dos envolvidos e o cuidado referente à gestação.
A partir dos potenciais achados em seu exame físico e anamnese, cite três diagnósticos da NANDA-I e sugira pelo menos uma intervenção para cada um desses diagnósticos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Conduta: acolhimento, aconselhamento, acompanhamento, delimitar estratégias para adesão ao tratamento.
Fatores de risco: são imunológicos, aleitamento materno, uso de anti-retroviral, comportamento e nutrição maternos, obstétricos, fetais, placentários e virológicos.
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
2-
Sobre a Política Nacional de Atenção Básica
Explicação:
Perguntas interessantes