A Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) apresenta propostas que colocam as práticas populares em saúde de maneira democrática e com participação social.
Com base no exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A comunicação produtiva compõe a articulação da educação popular em saúde, que foi implementada pelo Ministério da Saúde e Educação com a finalidade de empoderar a população por meio de uma educação social em saúde.
Pois:
II. A amorosidade é uma ampliação do diálogo nas relações de cuidado e assistência, incorporando trocas emocionais e da sensibilidade, ao acionar um processo subjetivo de colaboração, não plenamente consciente, mas que proporciona motivação no processo de saúde.
A seguir, assinale a alternativa correta.
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma justificativa correta da I.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Resposta: ALTERNATIVA C
Explicação: A alternativa está correta, pois as asserções I e II são proposições verdadeiras. Surge, em 2012, a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS), com propostas que colocam as práticas populares em saúde de maneira democrática e com participação social, tudo pautado em um protagonismo popular para melhorias no SUS, com base nos princípios: diálogos, amorosidade e práticas em saúde.
Sobre as práticas populares de saúde: c. As asserções I e II são proposições verdadeiras.
Práticas Populares de Saúde
A primeira assertiva evidencia a comunicação produtiva, como uma das estratégias de se buscar o empoderamento da população, através de técnicas que fomentem a educação social em saúde.
Já a segunda assertiva trata sobre outro conceito associado as práticas populares em saúde, representando a amorosidade.
Este conceito está associado à capacidade de empatia, no sentido de buscar trocar emocionais e de sensibilidade entre os indivíduos, identificando o ser humano em sua totalidade, ou seja, de forma biopsicossocial.
Mais sobre práticas populares em saúde: brainly.com.br/tarefa/23283472
#SPJ2