A política industrial da Era Vargas caracterizou-se por promover: *
a internacionalização da economia, com ênfase na produção de bens de consumo.
as bases para a expansão industrial, por meio de uma política econômica intervencionista, pragmática e nacionalista.
a introdução de capitais estrangeiros e a prática econômica liberal.
a redução do papel do Estado no desenvolvimento econômico.
a reintegração do país no sistema econômico mundial, por meio da monocultura cafeeira.
Soluções para a tarefa
Resposta: as bases para a expansão industrial, por meio de uma política econômica intervencionista, pragmática e nacionalista.
Explicação: O contexto histórico da década de 30 pós crise de 29, é caracterizado por uma forte presença do estado na economia, e também Vargas ao intervir tinha como intuito preparar a base para indústrias de bens de consumo, criando redes estatais que tomassem conta da indústria de base.
Resposta: B
As bases para a expansão industrial, por meio de uma política econômica intervencionista, pragmática e nacionalista.
Explicação:
A política econômica de estímulo ao desenvolvimento industrial na Era Vargas foi marcada pelo forte papel intervencionista estatal em setores estratégicos e pela forte ideologia nacionalista. Medidas de cunho regulatórias por parte do Estado na economia vinham sendo implementadas desde o final dos anos 1930, como a criação do Conselho Nacional do Petróleo (CNP), em 1938, e do Conselho Nacional de Águas e Energia (CNAEE), em 1939, o que reforça o aspecto nacionalista da política econômica. Nesse mesmo viés, logo em seguida, foram criadas as primeiras grandes empresas estatais brasileiras como a Companhia Siderúrgica Nacional, em 1940, a Companhia Vale do Rio Doce, em 1942, a Companhia Nacional de Álcalis, em 1943, e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, em 1945.