A política econômica é cuidadosamente elaborada e gerenciada pelo governo. Essa política econômica, como vimos nas videoaulas, tem objetivos sérios. É objetivo da política econômica:
Escolha uma opção:
controle da inflação
crescimento da produção e do emprego
todas as alternativas representam objetivos da política econômica
distribuição de renda
Soluções para a tarefa
Resposta:
todas as alternativas representam objetivos da política econômica
Explicação:
As políticas econômicas podem ser classificadas em relação a diferentes critérios.
Em relação ao objetivo, podemos classificá-las entre alocativa, distributiva, estabilizadora ou expansionista.
- A política econômica alocativa tem o objetivo de melhorar a alocação dos recursos na economia, aumentando a eficiência.
- A política econômica distributiva tem o objetivo de melhorar a distribuição de renda na sociedade, reduzindo a desigualdade.
- A política econômica estabilizadora tem o objetivo de estabilizar a economia, por exemplo, com o controle da hiperinflação.
- A política econômica expansionista tem o objetivo de acelerar o crescimento econômico, incentivando produção e consumo.
Instrumentos da Política Econômica
A política econômica é composta por um "mix" de instrumentos; de fato, em Inglês, usamos a expressão "policy mix" em referência à combinação de políticas que são usadas para gerenciar a economia. Esse mix é composto por políticas fiscais, monetárias, de renda e até externas.
A política fiscal diz respeito à arrecadação e aos gastos do Governo. A criação de novos tributos, por exemplo, é parte desse instrumento.
A política monetária, por sua vez, diz respeito à quantidade de dinheiro em circulação e às taxas de juros. Por exemplo, o Banco Central pode emitir mais moeda para afetar a inflação.
A política de rendas é voltada à promoção de uma melhor distribuição de renda entre a população. Um exemplo desse tipo de política é a fixação de um valor para o salário mínimo.
Finalmente, a política externa está ligada a medidas para controlar o câmbio e tornar a balança comercial (ou seja, a diferença entre importações e exportações) mais favorável.
Fonte: Mais Retorno.