História, perguntado por jenni2210, 1 ano atrás

A política é a lógica da força, mas também é o sentido do poder. Max Weber dedicou-se em analisar as formas de governo, o sentido da autoridade pública e sua relação com a economia. Entre as teses defendidas pelo teórico alemão, está a de uma formação da autoridade, do poder, por tradição. No Brasil é possível perceber essa tendência ao poder. Há a permanência de famílias na vida pública. O sobrenome prevalece na escolha do representante público. Uma prática que se mantém ao longo do tempo. Pode se falar na formação de oligarquias que se perpetuam no poder. Considerando as informações acima e as teses de Weber sobre a política e o poder, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - Na história política brasileira, é possível perceber a manutenção de famílias no poder. No poder local, elas se constituem e fazem alianças com grupos políticos estaduais e federais. Há famílias que se mantém no poder ao longo da história da República e algumas, desde o Império.


Porque


II - A formação do mando político é algo que se inicia pela lógica econômica e por valores sociais. Contudo, a permanência dessas condições acaba por transformar a escolha de determinados integrantes familiares como uma tradição. Como se alguns nascidos em determinadas famílias fossem vocacionados ao poder.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por MarcosMoreiraAntunes
42
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Respondido por EduardoPLopes
12

I é verdadeira, havendo, por exemplo, até hoje descendentes da família Andrada, família de José Bonifácio, no Parlamento brasileiro, com laços políticos que remontam ainda ao período do Império.

II também é verdadeira, de modo que a "tradição" tanto dá as condições materiais para que estas famílias se mantenham no poder (elas possuem dinheiro e influência social para isto) como as condições ideológicas, já que a sua eleição passa a ser visto como coisa natural, pois "sempre foi assim".

É correta a alternativa 1.

Perguntas interessantes