[...] A Política dos Governadores assegurou e reforçou o poder das oligarquias agrárias mais influentes do país. Os estados mais ricos da federação, São Paulo e Minas Gerais, dispunham das mais prósperas economias agrárias devido à produção em larga escala do principal produto de exportação brasileiro, o café. As oligarquias cafeeiras desses estados conquistaram influência política nacional e governaram o país de acordo com seus interesses. [...]
Esse texto destaca uma prática política com o objetivo de
ampliar as formas de a população exercer a democracia.
construir uma estrutura econômica com vistas ao benefício do povo.
criar isenções fiscais para construir uma sociedade igualitária.
elaborar programas políticos para diminuir a concentração de riquezas.
manter o controle político com grupos tradicionais.
Soluções para a tarefa
O texto destaca uma prática política que tem como objetivo manter o controle político com grupos tradicionais, letra E. A manutenção das oligarquias cafeeiras limitava ações democráticas e acentuava a concentração de renda, visto que apenas os três estados da federação exerciam influência política e direcionavam somente políticas de seu interesse.
Oligarquias cafeeiras
Após a proclamação da República, em 1989, o poder político passou a ser exercido por oligarquias rurais, em especial, a cafeeira. O objetivo das oligarquias era controlar e manter o poder da República nesse grupo específico.
República dos Oligarcas
Na República dos Oligarcas, o coronelismo se tornou uma prática política difundida. Os coronéis, pessoas com prestígio econômico, social e político, coagiam os eleitores em prol dos grupos políticos vinculados às oligarquias, e assim, eles se mantinham no poder.
Essa prática:
- Não ampliava as formas de exercer a democracia.
- Não proporciona estrutura econômica em prol da população.
- Não promovia uma sociedade igualitária.
- Não diminuia a concentração de riquezas.
Aprenda mais sobre o coronelismo em: https://brainly.com.br/tarefa/39468325
#SPJ2