Direito, perguntado por investiment9, 11 meses atrás

A Política acaba por se afirmar como um campo de batalha em que se trava uA Política acaba por se afirmar como um campo de batalha em que se trava uma guerra simbólica para estabelecer relações de dominação ou relações pactuais. Aqui não se trata exatamente de um discurso puro sobre as ideias, mas de um discurso de ideias contaminadas pelo discurso do poder. Enquanto o discurso das ideias pertence à problemática da verdade (dizer o ¿verdadeiro¿), o discurso do poder se satisfaz com a problemática do verossímil (dizer o plausível, o aceitável, o razoável). GÓIS, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado. Ciência Política. Rio de Janeiro: SESES, 2015. Considerando a arte de persuadir e os componentes aristotélicos do discurso, assinale a alternativa correta. A argumentação que envolve aspectos emotivos é utilizada com constância em discursos políticos e campanhas publicitárias eleitoreiras. O discurso de cunho político não visa convencer, mas apenas enganar o ouvinte. Apelar para a alteridade daquele que fala é característica de um discurso baseado no logos. A reputação do orador não tem influência sobre o discurso. Na argumentação pautada sobre o pathos, a apresentação de motivos e razões deve persuadir o público alvo do discurso.ma guerra simbólica para estabelecer relações de dominação ou relações pactuais. Aqui não se trata exatamente de um discurso puro sobre as ideias, mas de um discurso de ideias contaminadas pelo discurso do poder. Enquanto o discurso das ideias pertence à problemática da verdade (dizer o ¿verdadeiro¿), o discurso do poder se satisfaz com a problemática do verossímil (dizer o plausível, o aceitável, o razoável). GÓIS, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado. Ciência Política. Rio de Janeiro: SESES, 2015. Considerando a arte de persuadir e os componentes aristotélicos do discurso, assinale a alternativa correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
3

Sobre a Política e sua relação com o discurso e a arte de persuasão, é correto afirmar:

"A argumentação que envolve aspectos emotivos é utilizada com constância em discursos políticos e campanhas publicitárias eleitoreiras"

 

Justificando essa resposta, podemos entender que os discursos políticos são trabalhados com uma argumentação que tenta se aproximar do público ao qual se direciona. Vemos que por vezes as falas dos políticos tem tom emotivo, por serem discursos de esperança, mudança, direitos humanos.

   

Logo a argumentação trabalha em cima das emoções, pois entende que assim o político alcança o público e assim consegue receber mais votos.

 

Perguntas interessantes