Direito, perguntado por gs0191490, 9 meses atrás

A Política acaba por se afirmar como um campo de batalha em que se trava uma guerra simbólica para estabelecer relações de dominação ou relações pactuais. Aqui não se trata exatamente de um discurso puro sobre as ideias, mas de um discurso de ideias contaminadas pelo discurso do poder. Enquanto o discurso das ideias pertence à problemática da verdade (dizer o ¿verdadeiro¿), o discurso do poder se satisfaz com a problemática do verossímil (dizer o plausível, o aceitável, o razoável). GÓIS, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado. Ciência Política. Rio de Janeiro: SESES, 2015. Considerando a arte de persuadir e os componentes aristotélicos do discurso, assinale a alternativa correta.

A reputação do orador não tem influência sobre o discurso.
O discurso de cunho político não visa convencer, mas apenas enganar o ouvinte.
A argumentação que envolve aspectos emotivos é utilizada com constância em discursos políticos e campanhas publicitárias eleitoreiras.
Na argumentação pautada sobre o pathos, a apresentação de motivos e razões deve persuadir o público alvo do discurso.
Apelar para a alteridade daquele que fala é característica de um discurso baseado no logos.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
3

O discurso é uma importante parte não só do direito e da política, mas de como construímos nossas ações. Portanto, muitos aspectos são levados em consideração a partir daquele discurso, como a reputação do interlocutor e sua intenção.

Nos discursos políticos, é comum o apelo emotivo para convencimento do eleitor, também da utilização da reputação, de fatos pretéritos, entre outros.

A alternativa correta é “A argumentação que envolve aspectos emotivos é utilizada com constância em discursos políticos e campanhas publicitárias eleitoreiras”.

Perguntas interessantes