“A polis grega não é somente uma cidade. Seguramente, seu caráter urbano a distingue dos Estados templos ou dos Estados palacianos, cujo centro, lugar do poder, era o santuário da divindade ou o palácio do rei; mas a cidade é, em primeiro lugar e antes de tudo, o lugar onde se realizam as assembleias que reúnem os membros da comunidade e que são a expressão de um poder coletivo”.
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Pág. 35. Material UNIMES Virtual. História Antiga. Aula 22.
A partir do trecho acima defina o que era a pólis grega e qual(is) a principal(is) atividade(s) que ocorria na pólis.
Soluções para a tarefa
Olá!!
Bom, a Polis Grega era o nome dado as cidades-Estado da Grécia Antiga, em especial podemos destacar duas dessas cidades que seriam Atenas e Esparta que forma muito importantes para o desenvolvimento da Grécia.
Assim por serem uma cidade-Estado elas detinham de uma grande autonomia, possuíam uma Assembleia para organizar as leis do seu territorio e também dividiam a sociedade em classes sociais, que eram os homens livres, cidadãos homens próprios da cidade, as mulheres, os estrangeiros que eram chamados de metecos e por fim os escravos. Lembrando que as únicas pessoas que detinham de alguma influencia nas decisões eram os homens livres que também eram chamados de Bem-Nascidos, o restante apenas tinha que aceitar o que era ofertado por eles.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!