A Polícia Rodoviária Federal revelou que os radares da Ponte Rio-Niterói são do tipo “inteligentes”, ou seja, calculam a velocidade média do condutor na via. Dessa forma, o motorista que passar pelo primeiro aparelho terá o horário e a velocidade registrados pelo equipamento. Se ele alcançar o segundo radar antes do tempo necessário para percorrer o trecho, será multado.
Admita que a distância entre dois radares sucessivos na Ponte Rio-Niterói corresponde a um trecho de 1 km. Um motorista percorreu 0,81 km desse trecho com velocidade de 90 km/h.
Sabendo que a velocidade máxima permitida na Ponte Rio-Niterói é de 80 km/h, estime a velocidade média máxima, em km/h, que o motorista deverá manter no restante do trecho para não ser multado.
Soluções para a tarefa
A velocidade média no trecho restante deve ser de, no máximo, 54,29km/h para que não haja multa.
A velocidade média pode ser calculada pela seguinte fórmula matemática:
, onde Vm é a velocidade média (em km/h), ΔS a distância percorrida (em km) e Δt o tempo gasto (em h).
Vamos calcular primeiro o tempo que ele gastou para percorrer os 0,81km iniciais:
Para completar o restante, ou seja, os 1km - 0,81km = 0,19km restantes, considerando que ele terá uma velocidade desconhecida V2, teremos:
Agora vamos trabalhar com o trajeto inteiro. Sabemos que ele possui um comprimento total de 1km. E podemos intuir também que o tempo gasto será a soma dos dois tempos anteriores, ou seja, Δt = Δt1 + Δt2.
Deste modo, considerando uma velocidade média máxima de 80km/h permitida na ponte Rio-Niterói, vamos ter:
Substituindo os valores de tempo que calculamos anteriormente:
Você pode aprender mais sobre Velocidade Média aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19112977