A polaridade de uma molécula depende de que? Dê exemplos das geometrias
Soluções para a tarefa
Resposta:
Da eletronegatividade dos elementos na molécula.
Explicação:
Polaridade de uma molécula, é dada pela característica de existir um pólo de elétrons na molécula. Isso ocorre por conta da eletronegatividade dos elementos, pois um elemento mais eletronegativo, tende a puxar mais elétrons para si do que os outros elementos, formando um pólo.
Outra coisa que influência na criação de pólos, é a quantidade desse elemento eletronegativo, por conta de como por exemplo a molécula de CO2:
O oxigênio é mais polar que o carbono, logo deveria formar pólos, porém, existem dois oxigênios tentando puxar os elétrons do carbono. Essa força que os oxigênios aplicam, é a mesma, ou seja, eles não conseguem puxar os elétrons o que acarreta em uma não formação de pólos.
Para um entendimento mais fácil, é só imaginar uma corta com duas pessoas puxando a corda na mesma intensidade, ninguém vai conseguir puxar a corda mais para o seu lado pois suas forças são iguais, ficando parados.
Exemplos de geometrias é o HCl, em que o Cl é muito mais eletronegativo que o H, puxando seus elétrons e formando pólos.
Outro exemplo é a geometria linear do HF, onde o Fluor é muito mais eletronegativo.
Vale lembrar que a eletronegatividade cresce da esquerda para direita e de baixo para cima na tabela periódica.
Espero ter ajudado, abraço!