A poesia modernista, sobretudo a da primeira fase (1922-1928): a) utiliza-se de vocabulário sempre vago e ambíguo que apreenda estados de espírito subjetivos e indefiníveis. b) faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista. c) incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores. d) enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica. e) confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra e)
Explicação:
quando aconteceu as rupturas, é fato notar evidente que valorizar o erro da linguagem, poetizar os fatos, crítica ao formalismo parnasiano e a proposta revolucionária de expressão do mundo: ver com olhos livres. Isso significa a libertação de nossas amarras, a possibilidade de assumir tudo o que somos, abandonar os olhos do colonizador, como uma criança que vê pela primeira vez, ágil e cândida.
Sobre a primeira fase da poesia modernista, temos que a afirmativa correta é a letra: e) confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário.
O marco de início do modernismo no Brasil foi a Semana de Arte Moderna (1922), onde efervesceu novas ideias e modelos. O modernismo foi um movimento artístico, cultural e literário que surgiu em um momento de insatisfação política no país.
Após o fim da Semana de Arte Moderna, o modernismo se rompeu entre grupos de correntes divergentes. Que foram proliferadas desde São Paulo e Rio de Janeiro, até as demais regiões brasileiras.
Devido a esse rompimento, ficou evidente a valorização do erro da linguagem, da poetização dos fatos, da crítica ao parnasianismo e do pensamento revolucionário. A primeira fase (1922-1928) também se caracterizou por dar ao nível coloquial da fala brasileira uma categoria de valor de caráter literário.
Saiba mais sobre o modernismo em: brainly.com.br/tarefa/20529252
Bons estudos!