A poesia "lírica" de anchieta se é verdade que anchieta foi o primeiro a fazer poesia na colônia, do ponto de vista da literatura brasileira, que implicaria uma experiência histórico-literária comprometida com a nova terra, coisa naturalmente ainda sem condições de existência, sua produção poética representa não a criação da nossa literatura, como postularam alguns críticos, mas o desdobramento do processo de colonização, um de seus instrumentos, como foram os seus autos e sua gramática da língua tupi, que tinham por objetivo principal a catequese. Aliás, esse fundamento retórico de sua poesia, pelo qual a função de convencimento em relação a ideias e valores se sobrepunha aos fatores propriamente estéticos, fazia parte das convenções poéticas desde platão, aristóteles e horácio. Brandão, r. De o. Via atlântica, faculdade de filosofia, letras e ciências humanas, universidade de são paulo, n. 2, 1999. A crítica à produção poética de josé de anchieta, presente no fragmento, centra-se no fato de ser essa literatura, segundo o autor do texto, instrumento do processo de colonização portuguesa. A tese apresentada respalda-se no argumento de que a obra de anchieta
Soluções para a tarefa
A tese apresentada se apoia no argumento de que a obra propaga os valores cristãos e a visão de mundo eurocêntrica. Por isso, a alternativa correta é a letra B.
O que é argumentação?
Podemos dizer que a argumentação caracteriza-se como o recurso teórico utilizado pelo autor a fim de persuadir o leitor sobre tal assunto, ou seja, convencê-lo de que a sua opinião é correta e verdadeira.
É por meio do argumento de que a obra do padre Anchieta propaga os valores cristãos e a visão de mundo eurocêntrica que o autor indica que a poesia em questão não faz nascer a literatura brasileira, uma vez que era uma literatura europeia em ainda no período colonial, estando ligada aos interesses da metrópole, e não do Brasil.
Veja mais sobre argumentos:
brainly.com.br/tarefa/9274236
#SPJ1