A poesia de um B.O. Não é de hoje que a Justiça apela para a literatura para arejar o discurso formal de seus documentos e protocolos, geralmente sisudos e eivados de linguagem técnica. Se juízes e advogados já praticaram a linguagem literária em horário de trabalho, agora foi a vez da polícia mineira arriscar nas rimas. Na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, um policial se valeu de versos para contar a história de um pai que tentava tirar o filho do mundo do crime. O registro tratava da devolução de uma arma irregular, que foi descoberta pelo pai na casa do rapaz. Com medo de que o jovem fosse preso, o pai ligou para a polícia para indicar onde deixaria a arma. O policial assim descreveu a devolução: “Recolhemos a tal arma sem força ou resistência / O velho cumpriu o trato / Sem gastar uma insistência; / O velho nunca mais vi / Deve estar por aí”. Segundo a assessoria de imprensa da PM mineira, o militar, que não teve o nome divulgado, desrespeitou a técnica de redação dos documentos militares, o que poderá lhe render uma punição. Adaptado de: Revista Metáfora. Fevereiro de 2013, número 16, página 09. No que diz respeito à acentuação, assinale o que for correto. a) Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, embora nem toda palavra acentuada seja necessariamente proparoxítona. b) Os vocábulos "resistência" e "insistência" classificam-se como palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente. c) Quanto à posição da sílaba tônica, os vocábulos "literatura", "juízes" e "assessoria" classificam-se como palavras paroxítonas. d) Os vocábulos "rapaz", "policial" e "poderá" são oxítonas, mas só a última palavra é acentuada graficamente, pois é uma oxítona terminada em "a".
matheusagopian29:
tmb preciso
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
c) Quanto à posição da sílaba tônica, os vocábulos "literatura", "juízes" e "assessoria" classificam-se como palavras paroxítonas.
Explicação:
fiz no classroom e ta certinho :)
Respondido por
0
De acordo com as regras de acentuação, podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas, visto que as palavras proparoxítonas são todas acentuadas, sem exceção. Porém há palavras paroxítonas e oxítonas que também são acentuadas, de acordo com determinadas características.
Algumas regras de acentuação
- As palavras "resistência" e "insistência" são paroxítonas, já que sua sílaba tônica é a penúltima nessas palavras: re-sis-tên-cia, in-sis-tên-cia. Além disso, ambas têm ditongo crescente na última sílaba já que, nestes encontros vocálicos, a vogal em depois de uma semivogal;
- As palavras "literatura", "juízes" e "assessoria" são classificadas como paroxítonas, pois suas sílabas tônicas são as penúltimas: li-te-ra-tu-ra, ju-í-zes e as-ses-so-ri-a;
- As palavras "rapaz", "policial" e "poderá" são oxítonas, mas apenas "poderá" é acentuada graficamente, sendo uma oxítona terminada em "a", uma vez que oxítonas são palavras cuja última sílaba é tônica e palavras oxítonas são acentuadas quando terminam nas vogais abertas “a, e, o”, seguidas ou não de “s”.
Aprenda mais sobre acentuação em https://brainly.com.br/tarefa/21167734
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Sociologia,
6 meses atrás
Espanhol,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás