História, perguntado por ocomprador2012, 8 meses atrás

"A poesia de influência tão poderosa como a de Homero não é o começo: antes a conclusão amadurecida dum longo desenvolvimento. (...) Não resta a menor dúvida de que, anteriormente à epopéia homérica, devemos supor séculos de cantos épicos, e que devemos imaginar estes cantos segundo a imagem daquela oral composição cujas características essenciais já assinalamos. A característica mais significativa, a utilização de fórmulas, encontramo-la em Homero de forma particularmente pronunciada, o que pode estar relacionado com a dificuldade da métrica. (...) Em resumo: Homero é um termo e um começo, e várias discrepâncias do seu poema explicam-se por esta razão. As raízes da sua criação afundam-se profundamente na antiga esfera do canto heróico oral, cujos traços essenciais se conservam em grande medida na sua obra" (LESKY, 1995, p. 30).


Avalie as afirmações a seguir sobre o poeta grego Homero:

I. Os poemas que teriam sido escritos por Homero, a “Ilíada” e a “Odisseia”, narram a trajetória do conflito que envolveu gregos e troianos por anos, e que teria se iniciado após o rapto de Helena por Páris, príncipe de Tróia.

II. Os poemas escritos por personagens históricos, como Homero, eram utilizados na educação das próprias crianças gregas, que desde a infância recebiam em suas casas educação ligada à religiosidade grega.

III. A relação direta mantida entre divindades gregas e seres humanos está presente em várias passagens dos poemas escritos por Homero, situação que influenciou decididamente o imaginário dos gregos por muito tempo.

IV. Aquiles e Heitor, ambos heróis retratados no poema homérico “Ilíada”, eram vistos pelos gregos como seres humanos comuns, sem qualquer ligação com as divindades gregas, e por isso são descritos como covardes por Homero.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
As afirmativas I e II estão corretas.

Alternativa assinalada
b)
As afirmativas I e IV estão corretas.

c)
As afirmativas I, II e III estão corretas.

d)
As afirmativas I, II e IV estão corretas.

e)
As afirmativas II, III e IV estão corretas.

2)
Os historiadores romanos Tito Lívio e Públio Cornélio Tácito, que vivenciaram o momento da história romana em que o Império enfim se torna o modelo governamental predominante, ficaram marcados pelo modo particular pelo qual optaram por analisar os eventos históricos da cidade de Roma.

Se Tito Lívio escolheu por uma narrativa baseada no gênero literário conhecido como annales, Tácito optou por concentrar sua narrativa:

Alternativas:

a)
nos escritos baseados na mitologia greco-romana, pressuposto utilizado por praticamente todos os historiadores de seu tempo.

b)
na descrição da atuação tirânica de imperadores, assim como da resignação da população frente a esta situação.

Alternativa assinalada
c)
nos relatos obtidos de generais romanos que se especializaram em conquistar grandes extensões de terras para o Império de Roma.

d)
nos exemplos deixados por historiadores gregos que entendiam a importância dos relatos mitológicos para o desenvolvimento da sociedade romana.

e)
baseando-se nas fontes materiais encontradas por toda a cidade de Roma, material que considerava suficiente para se conhecer o passado romano.

3)
Complete as lacunas da sentença a seguir:

"Criada pelos __________________ italianos e retomada por Vasari, a noção de uma __________________ das letras e das artes graças ao reencontro com a Antiguidade foi, seguramente, fecunda (...). Essa noção significa juventude, dinamismo, vontade de renovação (...). Teve em si a inevitável __________________ das abruptas declarações de adolescentes, que rompem ou creem romper com os gostos e as categorias mentais dos seus antecessores. Mas o termo 'Renascimento', mesmo na acepção estrita dos humanistas, que o aplicavam, essencialmente, à literatura e às artes plásticas, parece-nos atualmente __________________" (DELUMEAU, 1983, p. 19).

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
humanistas, ressurreição, injustiça e insuficiente.

b)
revolucionários, ressurreição, injustiça e suficiente.

c)
humanistas, negação, confiança e insuficiente.

d)
burgueses, negação, confiança e insuficiente.

e)
humanistas, ressurreição, descrença e incompreensível.


claudiorobsil: A 5 é A, não C

Soluções para a tarefa

Respondido por jailzadias
25

Explicação:

1-c 2-b 3-a 4-c 5-a

Corrigida

Respondido por vanessafonntoura
6

1 Sobre o poeta grego homero podemos afirmar que a alternativa correta é a c)  As afirmativas I, II e III estão corretas.

A Illíada e a Odisseia são considerados poemas épicos e narram uma jornada que envolveu dois povos: gregos e troianos. Essa guerra teria se iniciado com o incidente do sequestro de Helena por Páris.

Homero é um personagem histórico muito discutido pelos pesquisadores, mas os seus poemas eram usados como uma forma de educar as crianças gregas que associavam a educação com a questão da religiosidade.

Existia culturalmente uma relação entre os seres humanos e as divindades que está escrito no poema de Homero e que influenciava a questão imaginaria dos gregos.

Aquiles e Heitor eram heróis vistos como sobre humanos desde que Aquiles tinha ligação com uma divindade. Eles eram retratados como corajosos e fortes.

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/1346070

2 Sobre a escola de Tito Lívio conhecido como annales podemos afirmar que b)  na descrição da atuação tirânica de imperadores, assim como da resignação da população frente a esta situação.

A escola de annales tinha como principal objetivo o confronto com a história que se dedicava apenas por narrar acontecimentos e com produção que não se vinculasse a política e ao senso militar se considerada imparcial diante desses aspectos.

Tito Lívio, como um dos historiadores romanos, ao se configurar na sua narrativa que se pautava na annales concentrou suas narrativas na descrição de suas atuações de tirania por meio dos imperadores em que ocorria a posição de resignação por meio da população em relação do evento.

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/42754146

3- Sobre o texto podemos completar com a)  humanistas, ressurreição, injustiça e insuficiente.

A ressurreição das letras é um conceito que se configurou pelo pensamento de humanistas que se debruçaram por uma antiguidade. O conceito se representa como dinâmico e pelo senso de renovação.

Renascentismo representa um período durante um período da história que se encontra na Europa e diante desse contexto que se conecta por meio da ressurreição das letras.

O termo renascimento, no entanto, segundo o texto, é considerado como insuficiente por se aplicar diante da literatura e das artes, mas não contemplar completamente a noção de ressurreição das letras.

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/11944686

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas interessantes