Português, perguntado por flavioneres, 1 ano atrás

a poesia de Fernando Pessoa (sintese)

Soluções para a tarefa

Respondido por HeyMaryUni
0
A criação do ortônimo Fernando Pessoa, assumida pelo autor através de sua própria assinatura, está publicada nos livros Cancioneiro e Mensagem. O primeiro engloba poesia lírica, perfeitamente rimada e metrificada, de teor intensamente simbolista; é o único volume produzido no idioma português pelo poeta. Em Cancioneiro está presente o famoso poema Autopsicografia, no qual o escritor medita sobre o ofício da poesia.

Em Mensagem, o autor estrutura os poemas visando a configurar uma epopéia composta de fragmentos, na qual o conteúdo tem como objetivo tecer louvores grandiosos a Portugal, sua terra natal. Aqui ele compõe um retrato da trajetória histórica de seu país, trilhando um caminho marcado pelo viés nacionalista, com tonalidades místicas inspiradas no mito do rei D. Sebastião.

Esta obra apresenta três divisões: Brasão, que discorre sobre o período glorioso de Portugal; Mar Português, na qual são representadas as viagens marítimas deste país; e O Encoberto, onde o leitor encontra a mitologia sebastianista, ou seja, o desejo de resgatar o período dourado do povo português.

Perguntas interessantes