A planície Siberiana é uma área muito extensa do território russo e se encontra tanto na parte oriental como ocidental do país. Além da variação de longitude, tem grande variação de latitude, o que influencia na mudança significativa de clima e vegetação que ocorre da sua parte mais ao norte em relação a sua parte mais ao sul, podendo ser encontradas as formações vegetais da Tundra e da Taiga em seu território. Sobre esse tema, responda às questões a seguir.
a) Quais são as principais características que diferenciam a Tundra da Taiga?
b) Como o clima pode influenciar na variedade e quantidade de vida presente na região?
Soluções para a tarefa
Respostas:
Letra a) Tundra, localizada mais ao norte da planície russa está presente numa região de longos invernos onde ocorre degelo durante o curto período de verão, possibilitando o crescimento de musgos e líquens. Já a Taiga, mais ao sul, onde há maior insolação e invernos menos rigorosos, encontra-se Taiga, formada basicamente por coníferas e com presença de animais de médio e grande porte como as henas, entre outras.
|
Letra b) Quanto mais frio é o local, mais difícil é a sobrevivência, o mesmo acontece com o calor extremo. No frio, a dificuldade de plantação é maior, podendo causar uma escassez de alimentos.
A tundra é um bioma ainda mais inóspito do que a Taiga. a) a tundra está ainda mais ao norte do planeta tendo condições mais difíceis para os seres vivos viverem do que a taiga. b) com o clima muito frio as espécies precisam se adaptar para viver nessas regiões. Poucas espécies conseguem, por isso a quantidade de vida é menor.
Diferença entre tundra e taiga
Na taiga ainda podem ser encontradas árvores de grande porte como as florestas de coníferas, já na tundra só existem arbustos e líquens, ou seja, vegetação de pequeno porte e espécies adaptadas a sobreviver ao gelo.
Na tundra os meses sem gelo são menos e as temperaturas são mais baixas porque são regiões mais próximas do polo norte.
Influência do clima na vida
O clima é um dos principais fatores que influencia no tipo de vida que existe em um local. Em regiões muito frias ou muitas secas como os desertos só se encontram seres vivos que se adaptaram para sobreviver nesses locais.
A diversidade de espécies é menor nesses locais porque são poucas as que conseguem essa adaptação.
Em ambientes muito frios os animais precisam ter estratégias como hibernação e migração para sobreviver. As espécies vegetais podem, por exemplo, ficar dormentes durante os meses de gelo e só desenvolverem folhas durante o degelo.
Veja mais sobre a natureza dos polos do planeta: https://brainly.com.br/tarefa/25906194
#SPJ2