Geografia, perguntado por joanaherar, 8 meses atrás

A pirâmide etária dos países europeus têm estreitado sua base e alargado seu topo. O que isso significa? Quais os fatores que explicam a mudança no perfil demográfico do país?
ME AJUDEM POR FAVOR

Soluções para a tarefa

Respondido por hasseluisa
3

Resposta:

A expressão Pirâmide Etária refere-se a um gráfico utilizado para identificar a população de um dado país ou região, agrupando os habitantes em faixas de idade e dividindo-os por sexo. O motivo dessa denominação advém do fato de que, quando na criação desse tipo de informação, todos os países (mesmo os desenvolvidos) apresentavam a população estruturada em formato piramidal. Apesar de isso não ser mais verdadeiro, a expressão permaneceu.

Em linhas gerais, à medida que os países vão se desenvolvendo, o formato de pirâmide desfaz-se, indicando uma queda nas taxas de natalidade e mortalidade. Em outras palavras, à medida que um país se desenvolve, a sua população vai ficando mais velha.

Com o Brasil não é diferente. Seguindo o que ocorreu outrora com os países centrais ou desenvolvidos e acompanhando nações emergentes (como México, Rússia e África do Sul), a base da pirâmide populacional brasileira vem diminuindo, enquanto a porção superior vem se alargando, indicando a queda na taxa de natalidade e o aumento da qualidade e da expectativa de vida da população do país. Observe a evolução da população entre 1980 e 2010 nos gráficos abaixo:

Em 1980, a população mais jovem era predominante

Em 1980, a população mais jovem era predominante *

A partir da década de 1990, os habitantes entre 0 e 4 anos foram diminuindo

A partir da década de 1990, os habitantes entre 0 e 4 anos foram diminuindo *

Em 2000, a população mais velha aumentou consideravelmente

Em 2000, a população mais velha aumentou consideravelmente *

No último Censo Demográfico, o Brasil já apresenta uma população adulta e não mais jovem

No último Censo Demográfico, o Brasil já apresenta uma população adulta e não mais jovem *

Até os anos 1980, o Brasil era considerado um país jovem, ou seja, o número proporcional de pessoas com faixas de idade inferiores era relativamente maior. No entanto, atualmente, assiste-se a um processo de amadurecimento dos habitantes do país e um consequente aumento da população mais velha. Antes, pessoas com mais de 80 anos era algo extremamente raro, atualmente isso vem se tornando cada vez mais comum.

Perguntas interessantes