A pirâmide de formato triangular da década de 1970 foi dando lugar a uma pirâmide mais retangular de base mais estreita e topo mais largo. Em 1991, a população de 0 a 14 anos correspondia a 34,7% da população brasileira, tendo passado para 24,1% em 2010. A população em idade ativa, entre 15 e 59 anos, por sua vez, passou de 58,0% a 65,1% no mesmo período.IBGE. Brasil em números. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.As alterações no perfil demográfico brasileiro, descritas no texto, trouxeram como consequência socioeconômica o(a) 2 pontos aumento da mortalidade infantil. crescimento das desigualdades regionais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta: letra E.
Explicação:
explicação:
na década de 1970, estava acontecendo uma transição demográfica chamada êxodo rural. ou seja, muitas pessoas estavam saindo do campo (setor rural) para as cidades (setor urbano), isso devido a maiores oportunidades de empregos que estavam sendo geradas pelo processo de industrialização. No campo, é uma realidade ter uma concentração de mulheres tendo muitos filhos e por consequência, para ajudar nas questões do campo (base da pirâmide). já da década de 70 até 90, essa base foi ficando mais estreita, devido às oportunidades que foram se expandindo, principalmente para as mulheres e para as pessoas idades já ativas (15 a 59 anos). ou seja, é o que a letra E diz.
A expansão na demanda por ocupações laborais é uma das consequências socioeconômicas das alterações do perfil demográfico brasileiro (alternativa e).
Este aumento da demanda por trabalho ocorre porque a população economicamente ativa brasileira se tornou maior, desta maneira há grande disponibilidade de pessoas para o mercado de trabalho. A população economicamente ativa que era de 58% em 2010, aumentou para 65% em 2014.
A pirâmide etária brasileira demonstra que o Brasil apresenta uma transição demográfica, onde ocorre a diminuição das taxas de natalidade e mortalidade e ocorre o aumento da população adulta.
Nesta fase, há uma maior pressão para que haja melhor qualidade de vida e para que seja possível contribuir com a previdência para auxiliar no sustento da população mais idosa que tende a crescer e a aumentar sua expectativa de vida. Este cenário demontra a população brasileira tende a envelhecer, o que aumentará a demanda por serviços de saúde e previdência social.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/32664139