A Pintura do século XX evolui do figurativismo estilizado até a abstração pura. Entre as principais correntes merece relevo o expressionismo, resultado das inovações de Van Gogh, consistindo na tendência de deformar as figuras com o objetivo de mostrar os sentimentos do artista ou o seu modo de ver o mundo e mais:
I - O Cubismo, de Bracque e Picasso, tenta desvendar a estrutura dos objetos, destruindo totalmente a aparência dos mesmos e fazendo da pintura um ato completamente intelectual.
II - O Futurismo de Boccioni, Carrá e Duchamp, aceitando a despoetização do mundo, acaba por se transformar num mundo caricatural e burlesco de exaltação à máquina e à velocidade da era industrial burguesa, servindo de suporte ideológico ao Fascismo de Mussolini.
III - O Dadaísmo (de dada - cavalo em francês, na linguagem infantil), fundado pelo poeta romeno Tristan Tzara, condena a ordem que produziu a Primeira Guerra e critica a civilização, a religião e a moral. As declarações dos dadaístas são confusas propositadamente, objetivando, pela brincadeira, ridicularizar a sociedade, a arte e a cultura tradicional.
Estão corretas as afirmativas:
A) II e III
B) I e II
C) I e III
D) I, II e III
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) I, II e III
So confia Mano
As principais correntes da pintura do século XX envolveram o expressionismo de Van Gogh, o cubismo de Bracque e Picasso, o futurismo de Boccioni e o dadaísmo. Letra D) I, II e III.
O expressionismo foi um importante movimento vanguardista e artístico que teve origem na Europa no começo do século XX. Podemos destacar como importantes nomes do expressionismo, os seguintes artistas: Van Gogh, Jackson Pollock, Mark Rothko e Willem de Kooning.
O expressionismo deu origem a diversos outros movimentos artísticos, como: cubismo, futurismo e dadaísmo.
A principal finalidade do movimento do cubismo é a valorização da estrutura dos objetos, em que a estética deixa de ter tanto destaque e a pintura é realizada visando o intelectual e não o racional.
O futurismo deu destaque às caricaturas, ao contexto burlesco e à valorização de conceitos industriais.
E o dadaísmo surgiu como uma crítica à civilização, à religião e à moral. Mesmo sendo um movimento mais desordenado, visava realizar críticas à sociedade através do menosprezo.
Saiba mais sobre o expressionismo em: brainly.com.br/tarefa/20718865
Bons estudos!