A pintura abaixo, Robert Andrews and his wife,de Thomas Gainsborough,1748, retrata aspectos da realidade econômica e social da Inglaterra moderna. Indetifique na imagem abaixo aspectos que revelam as grandes transformações no campo e na composição social que caracterizam os séculos XVII e XVIII
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Esta é uma das primeiras obras pintadas que retrata a vida provinciana inglesa e iniciou uma moda de retratos informais entre as classes ricas do século XVIII.
Esta obra foi realizada no início da carreira de Thomas Gainsborough e encontra-se actualmente na National Gallery , em Londres. O quadro foi encomendado, provavelmente, para celebrar o então recente casamento dos modelos e é, além de tudo, um declaração da posição social do casal. Robert e Frances Andrews casaram-se em Sudbury, Suffolk em Novembro de 1748, Robert tinha 22 anos e a sua esposa, 16. A imagem retratada ao fundo do quadro era a propriedade do casal em Aubries, perto de Sudbury.
O rosto dos noivos, bem como a paisagem, são exemplarmente ingleses. O artista escolheu colocar os dois modelos fora do centro, com os seus campos estendendo-se à direita. O senhor Andrews, um perfeito cavalheiro rural (landlord), apoia-se informalmente no banco da sua esposa e mostra de maneira orgulhosa toda a extensão dos seus domínios férteis, prova visível de sua riqueza e estatuto social. Na pintura analisada, percebe-se a vontade do Sr. Andrews de ser retratado entre as suas propriedades e posses, com roupas informais – como um cavalheiro do campo, com o seu cão e a sua espingarda – indicando o profundo interesse da sociedade inglesa da época em canalizar as suas energias para as suas propriedades rurais e casas de campo. A senhora Andrews usa o seu melhor vestido de cetim azul que é finamente modelado pelo pintor – a moda francesa prevalecia nos trajes da aristocracia e na classe alta na Inglaterra. Como o seu marido, a Sra. Andrews não ri: os ricos nunca sorriam ao serem representados nos seus quadros; as suas pernas, assim como as do seu marido estão cruzadas, numa pose típica dos retratos do século XVIII. No quadro os seus pés parecem pequenos e elegantes. O banco talhado em ferro forjado – também com os pés cruzados – repete a pose do Sr. e da Sra. Andrews.
Detalhes
Robert Andrews:
Surge a presidir os seus bens - a propriedade, o cão e, de acordo com os costumes da época, a sua esposa -, o senhor Andrews olha directamente para o espectador e parece bastante satisfeito com a sua vida. A arma sob o seu braço simboliza a virilidade, assim como a sua postura levemente inclinada, que exibe a musculatura. O senhor Andrews tinha cerca de 22 anos quando o retrato foi pintado.
Frances Mary Andrews:
Acredita-se que a senhora Andrews tivesse 16 anos quando se casou. O artista pintou a dama com uma cabeça minúscula para enfatizar o seu físico delicado. Os pés e as mãos inacabadas também são desproporcionais e ligeiramente pequenos, quase de boneca, pois isso era moda na época.
Colo Vazio:
Embora as dobras suaves e o delicado brilho do vestido da senhora Andrews tenham sido pintados com mestria, a área onde as suas mãos estão sobre o colo ficou inacabada. De acordo com uma teoria popular o espaço destinava-se a um pássaro caçado pelo Senhor Andrews, mas a sua esposa não iria querer manchar o caríssimo vestido com uma peça de caça.
Cão:
O cão de caça, um pointer, olha obediente para o seu dono enquanto aguarda a próxima ordem. A linha da sua cabeça dirige o olhar do observador para o rosto do senhor Andrews, o que reforça o foco principal da pintura. Como símbolo de lealdade, o cão foi adicionado para representar a felicidade do casal.
Fontes:noticias.universia
http://www.anpap.org.br
Esta obra foi realizada no início da carreira de Thomas Gainsborough e encontra-se actualmente na National Gallery , em Londres. O quadro foi encomendado, provavelmente, para celebrar o então recente casamento dos modelos e é, além de tudo, um declaração da posição social do casal. Robert e Frances Andrews casaram-se em Sudbury, Suffolk em Novembro de 1748, Robert tinha 22 anos e a sua esposa, 16. A imagem retratada ao fundo do quadro era a propriedade do casal em Aubries, perto de Sudbury.
O rosto dos noivos, bem como a paisagem, são exemplarmente ingleses. O artista escolheu colocar os dois modelos fora do centro, com os seus campos estendendo-se à direita. O senhor Andrews, um perfeito cavalheiro rural (landlord), apoia-se informalmente no banco da sua esposa e mostra de maneira orgulhosa toda a extensão dos seus domínios férteis, prova visível de sua riqueza e estatuto social. Na pintura analisada, percebe-se a vontade do Sr. Andrews de ser retratado entre as suas propriedades e posses, com roupas informais – como um cavalheiro do campo, com o seu cão e a sua espingarda – indicando o profundo interesse da sociedade inglesa da época em canalizar as suas energias para as suas propriedades rurais e casas de campo. A senhora Andrews usa o seu melhor vestido de cetim azul que é finamente modelado pelo pintor – a moda francesa prevalecia nos trajes da aristocracia e na classe alta na Inglaterra. Como o seu marido, a Sra. Andrews não ri: os ricos nunca sorriam ao serem representados nos seus quadros; as suas pernas, assim como as do seu marido estão cruzadas, numa pose típica dos retratos do século XVIII. No quadro os seus pés parecem pequenos e elegantes. O banco talhado em ferro forjado – também com os pés cruzados – repete a pose do Sr. e da Sra. Andrews.
Detalhes
Robert Andrews:
Surge a presidir os seus bens - a propriedade, o cão e, de acordo com os costumes da época, a sua esposa -, o senhor Andrews olha directamente para o espectador e parece bastante satisfeito com a sua vida. A arma sob o seu braço simboliza a virilidade, assim como a sua postura levemente inclinada, que exibe a musculatura. O senhor Andrews tinha cerca de 22 anos quando o retrato foi pintado.
Frances Mary Andrews:
Acredita-se que a senhora Andrews tivesse 16 anos quando se casou. O artista pintou a dama com uma cabeça minúscula para enfatizar o seu físico delicado. Os pés e as mãos inacabadas também são desproporcionais e ligeiramente pequenos, quase de boneca, pois isso era moda na época.
Colo Vazio:
Embora as dobras suaves e o delicado brilho do vestido da senhora Andrews tenham sido pintados com mestria, a área onde as suas mãos estão sobre o colo ficou inacabada. De acordo com uma teoria popular o espaço destinava-se a um pássaro caçado pelo Senhor Andrews, mas a sua esposa não iria querer manchar o caríssimo vestido com uma peça de caça.
Cão:
O cão de caça, um pointer, olha obediente para o seu dono enquanto aguarda a próxima ordem. A linha da sua cabeça dirige o olhar do observador para o rosto do senhor Andrews, o que reforça o foco principal da pintura. Como símbolo de lealdade, o cão foi adicionado para representar a felicidade do casal.
Fontes:noticias.universia
http://www.anpap.org.br
Davy771:
tem como resumir ? quero so os aspectos ?
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